Barbarense é estrela do tênis de mesa no YouTube

Com vídeos didáticos de dicas sobre tênis de mesa, barbarense Salatiel Rufino vira febre na web com canal com 11 milhões de acessos


Vídeo: Veja o vídeo!

Campeão paulista e brasileiro como jogador, além de ter conquistado o título latino-americano como treinador, o barbarense Salatiel Rufino dos Santos Neto tinha o sonho de ensinar um pouco do que aprendeu em seus mais de dez anos na seleção brasileira de tênis de mesa ao maior número possível de crianças e adolescentes.

Ao criar um canal no YouTube há três anos, de forma despretensiosa, o barbarense superou suas expectativas, e hoje já contabiliza mais de 59 mil inscritos de todo o Brasil e 11 milhões de visualizações em seus vídeos.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Mesatenista dá aulas por vídeos no YouTube

“Estou no tênis de mesa há mais de 30 anos e viajei o mundo inteiro sempre em busca de novas técnicas de ensinar a modalidade. Resolvi trazer isso para as escolas, e como o YouTube deu essa possibilidade, consegui criar um canal para ensinar todos os níveis de tênis de mesa para que a turma toda pusesse usufruir sem pagar nada”, conta.

O ‘Canal do Sala’ virou febre na web pela forma didática e bem-humorada do atual técnico da equipe de tênis de mesa da Seme (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d’Oeste dar dicas sobre a modalidade.

Os vídeos trazem títulos chamativos, como “Aprenda como sacar para vencer”, “Essa dica você vai destruir os moleques da escola”, “A dança do ataque mortal”, “Como não jogar ping pong” e “Como acertar de forehand”.

Segundo Salatiel, a “sacada” foi focar no público iniciante do esporte, como as crianças que brincam de ping pong nas escolas. “Tentei chegar nessa classe de pessoas que jogam no intervalo das aulas nas escolas públicas principalmente. Como não posso estar em todas escolas do Brasil, consigo que meu canal chegue até todas elas, para que, quem sabe num futuro, todo mundo possa estar jogando um ping pong com mais qualidade”, diz o mesatenista, que já vê seus vídeos serem usados até em aulas de Fortaleza (CE) atualmente.

“Recebo muitos e-mails de meninos de 9, 10 anos, que dizem que agora aprenderam a sacar de outras formas. Até um professor de escola pública de Fortaleza disse que coloca meus vídeos num telão. Fiquei muito orgulhoso, isso é uma coisa inovadora, até me emociono por ter chegado neste nível”, comenta.
Saindo do mundo virtual para o mundo real, Salatiel teve um 2017 com bons resultados para serem comemorados. A equipe da Seme comandada por ele foi campeã dos Jogos Regionais e ficou com o bronze nos Jogos Abertos, que reuniu os principais mesatenistas do Estado.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter