Viajantes completam aventura de bicicleta

Casal de europeus chegou a Americana nesta semana após mais de um ano de viagem de bicicleta por cidades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina


Vídeo:

Americana foi o ponto final de uma aventura sob duas rodas vivida por um casal de europeus apaixonados por cicloturismo. A bordo de uma bicicleta, o português Pedro Cordeiro, 34 anos, e sua namorada, a polonesa Asia Sikora, 28, percorreram quatro países da América do Sul em mais de um ano de viagem, encerrada nesta semana no Bike Hotel, no Parque Universitário, em Americana, onde encontraram Marlene Martins, uma amiga brasileira.

Tudo começou no dia 16 de março de 2016, em Igaratá, no Vale do Paraíba, onde os mochileiros iniciaram o que parecia uma loucura: conhecer, de bicicleta e mochila nas costas, as principais cidades brasileiras, incluindo as cinco regiões – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte – além do Paraguai, Argentina e Uruguai. Ao todo, pedalaram mais de 10 mil quilômetros, fazendo apenas alguns curtos trajetos de ônibus ou avião.

“Já fiz algumas viagens assim na Europa e na Ásia, e deu a vontade de fazer uma coisa maior. Como vocês dizem no Brasil, foi show de bola. Pudemos conhecer quatro países incríveis. É um hobby nosso. Apenas 20% das noites estavam pagas, o restante ficamos em casas de pessoas ou acampamos perto de igrejas, parques ou até na praia. É o nosso estilo de vida”, disse Pedro, que agora ficará um tempo em Lisboa, no seu país natal.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Polonesa Asia Sikora e português Pedro Cordeiro pedalaram desde março de 2016

Os acampamentos foram um capítulo à parte na longa expedição. Muitas vezes, o casal europeu virou hóspede na casa de moradores nativos de pequenas cidades ou precisaram ficar em suas barracas na rua.

“No início ficamos em pousadas, depois em barraca e casa de pessoas. Quando você fica com os locais você pode descobrir como o povo é de verdade, é até melhor do que ficar em pousada, lá tem uma relação diferente”, comenta Asia Sikora, que gostou tanto da experiência que até já pensa em conhecer mais países da América Latina.

“Vamos voltar para a Europa ficar um tempo, mas aqui na América Latina só pedalamos em quatro países, então temos muito lugares ainda para viajar”, afirmou. A polonesa se apaixonou pelo Brasil e até comparou com seu país de origem.

“Eu sou da Polônia, um país muito mais frio, mais fechado. Aqui as pessoas são muito mais acolhedoras e amigáveis. Essa troca cultural foi maravilhosa. O Brasil tem essas praias e comidas maravilhosas, até gostaria de morar aqui”, observou.

Para registrar cada momento da aventura, o casal criou uma página no Facebook (OneWorld2Bike), onde compartilharam fotos e vídeos da viagem sobre rodas pela América do Sul.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter