Falta de medalha marca começo dos Regionais

No lugar das tradicionais e desejadas medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas vencedores recebem certificados oficiais de colocação


A disputa dos 61º Jogos Regionais, realizada em Americana desde a última terça-feira, tem apresentado um sistema de premiação inusitado nestes primeiros dias de competição. No lugar das tradicionais e desejadas medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas vencedores recebem certificados oficiais de colocação, o que tem gerado reclamações dos próprios competidores e das delegações.

De acordo com o coordenador dos Jogos Regionais na cidade, Abimael Valadares, a responsabilidade de envio das medalhas é da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado, que teve problemas em uma licitação para a fabricação das mesmas, o que gerou atraso na entrega. A expectativa é de que na próxima segunda-feira as medalhas cheguem à cidade e possam ser entregues aos atletas que as conquistaram.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana / Divulgação
Pódio da competição feminina de ciclismo BMX, dominado por atletas da cidade de Paulínia: todas elas com certificados no lugar das medalhas

“O que passaram para nós até agora é que houve um atraso na entrega desse material pela firma contratada e que deve chegar até segunda-feira para nós. Se esse material chegar na segunda, aí nós vamos ver a forma com que vamos entregar essas medalhas para quem já terminou a competição e entregar para o restante. Esse certificado começaram a dar, mas depois pararam, não estão dando mais certificado, estão fazendo o encerramento da competição e dizendo que vão entregar a medalha posteriormente”, explicou Valadares, que destacou que tem ouvido reclamações sobre o problema e lamentou a situação.

“O problema que a secretaria (de Esportes do Estado) informou que a empresa pediu um prazo maior e eles estão aguardando. ‘Chiadeira’ dá, se acabar a competição e você não pegar a medalha na hora é duro. Que atleta que não ‘chia’ porque não vai levar a medalha embora para casa?”, observou o coordenador dos Jogos.

Em nota, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude informou que “todos os três primeiros colocados de cada modalidade nos 61º Jogos Regionais, bem como suas respectivas comissões técnicas, receberão medalhas. Em alguns casos, por conta de entraves burocráticos da licitação de compra, o material para premiação não estava disponível no início das competições, mas os atletas receberão medalhas a partir da próxima semana, quando todas as cerimônias contarão com a tradicional entrega. A Secretaria lamenta e pede desculpas pelo ocorrido”.