Leão mostra equilíbrio ante rivais da divisão

Números indicam vantagem do União Barbarense contra sete adversários na Série A3


Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal
Equipe durante apresentação do time que deve disputar a A3

O União Barbarense passou pela Série A3 do Campeonato Paulista pela última vez há dez anos. Em 2018, o clube reencontrará, na terceira divisão, equipes com as quais têm o hábito de duelas frequentemente, como o seu maior rival, Rio Branco, e outras que duelará pela primeira vez na história, em confrontos inéditos. Segundo levantamento do historiador João José Bellani, com apoio de Gabriel Pitor, o retrospecto do Leão da 13 contra os 19 adversários que terá na competição aponta equilíbrio.

São sete os oponentes que o União possui mais vitórias que derrotas ao longo da história (Marília, Mogi Mirim, Portuguesa Santista, Rio Branco, Rio Preto, São Carlos e Velo Clube), ao passo que diante de seis times o Leão da 13 mais perdeu que ganhou (Capivariano, EC São Bernardo, Grêmio Osasco, Matonense, Noroeste e Olímpia). O clube de Santa Bárbara d’Oeste ainda tem retrospecto empatado contra Barretos e Monte Azul. Além disso, nunca enfrentou outros quatro adversários: Atibaia, Desportivo Brasil, Manthiqueira e Taboão da Serra.

Apesar dos números apontarem para uma caminhada equilibrada e complicada na próxima temporada, os jogadores mostram confiança na busca pelo acesso, principalmente depois do futebol apresentado no primeiro jogo-treino na fase de preparação, sábado passado, quando a equipe barbarense perdeu por 1 a 0 para o Ituano, que jogará a Série A1.

“Na qualidade e fisicamente falando eles (Ituano) estavam acima, mas demonstramos nossa qualidade também, não tem muita diferença. Temos alguns jogadores que estavam na ativa, outros parados, mas o importante é que o time está fluindo e evoluindo”, comentou o lateral-direito Sávio, contratado junto à Francana.

Ontem, a diretoria unionista se reuniu com um experiente zagueiro, de nome não revelado, e espera apresentar o novo reforço às 14h30 desta quarta na sala de imprensa do estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães.

RETROSPECTO DO UNIÃO: desempenho diante de times da Série A3

Atibaia: Nunca enfrentou
Barretos: 4V, 1E, 4D
Capivariano: 5V, 10E, 7D
Desportivo Brasil: Nunca enfrentou
EC São Bernardo: V, 3E, 2D
Grêmio Osasco: 0V, 0E, 3D
Manthiqueira: Nunca enfrentou
Marília: 4V, 1E, 3D
Matonense: 2V, 4E, 9D
Mogi Mirim: 15V, 7E, 12D
Monte Azul: 3V, 2E, 3D
Noroeste: 4V, 3E, 10D
Olímpia: 2V, 1E, 3D
Portuguesa Santista: 11V, 5E, 5D
Rio Branco: 40V, 27E, 28D
Rio Preto: 8V, 5E, 5D
São Carlos: 5V, 0E, 0D
Taboão da Serra: Nunca enfrentou
Velo Clube: 12V, 13E, 11D

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter