Jogo do Campeonato Sueco é adiado por suspeita de proposta de manipulação

A partida entre IFK Gotemburgo e AIK, que estava prevista para ser disputada nesta quinta-feira, foi adiada por causa de…


A partida entre IFK Gotemburgo e AIK, que estava prevista para ser disputada nesta quinta-feira, foi adiada por causa de uma suspeita de manipulação. O secretário-geral da Federação Sueca de Futebol, Hakan Sjostrand, disse que “foi um ataque muito sério contra o futebol sueco e nós nunca, nunca aceitaremos isto.”

A federação explicou que um jogador do AIK recebeu uma oferta de “uma quantia substancial se ele ativamente contribuísse para que o clube perdesse o jogo marcado para a noite.” O jornal Aftonbladet informou que o IFK Gotemburgo disse que seu goleiro foi abordado.

Sjostrand explicou que foi informado da tentativa de suborno para manipulação na última quarta-feira, acrescentando que lamentou adiar o jogo que ele descreveu como “um dos melhores momentos da temporada”.

O presidente do IFK Gotemburgo, Frank Andersson, disse que foi informado que “um ou vários jogadores foram abordados e receberam oferta de dinheiro para ajudar a perder a partida.”

Andersson garantiu que “apoiou plenamente a decisão” de adiar o jogo. “Pensamos que isso não vai nos acontecer. Então torna-se real e você tem que digeri-lo”, disse o dirigente. “Eu não acho que alguém deve ser ingênuo. Nós trabalhamos com isso há algum tempo”.

O porta-voz da polícia sueca, Fredrik Gardare, disse que as autoridades estão “levando a sério”, mas se recusou a dar detalhes sobre a investigação. “Aqueles que tentam pressionar os jogadores com ameaças ou subornos terão um tempo difícil”, afirmou Gardare.

O diretor esportivo do AIK, Bjorn Wesstrom, disse que não foi decidido quando a partida será disputada, adicionando que os seus jogadores não comentariam sobre o

situação.

O AIK, uma equipe com sede em Estocolmo, está em sexto lugar na liga sueca com 14 pontos, enquanto o IFK Gotemburgo ocupa a 11ª posição com dez.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter