Americana volta ao basquete masculino

Equipe adulta de basquete masculino de Americana está em fase de formação e disputará torneio mantido pela ARB


Potência no basquete feminino com o Corinthians/Pague Menos/Americana, a cidade de Americana passará a contar com um novo time de basquete masculino adulto nesta temporada. O recém-criado Americana Chubbers foi confirmado na próxima edição do Campeonato da ARB (Associação Regional de Basquete).

A estreia dos americanenses será dia 2 de abril contra Casa Branca, no ginásio da Praça de Esporte Marco Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro, onde a equipe mandará seus compromissos.
O presidente do Chubbers será Guilherme Medon Bianco, que é proprietário do Chubby’s Sport Bar, principal patrocinador do clube.

Segundo ele, a ideia de criar um time masculino adulto em Americana já era antiga, mas amadureceu somente no ano passado, quando a equipe formada pelo treinador Élcio Ortiz conquistou a medalha de ouro nos Jogos Regionais – para a disputa da ARB, foi mantida praticamente a mesma base daquele time.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Ideia amadureceu somente no ano passado, com a disputa e o título dos Jogos Regionais

“Já faz um tempo que o basquete masculino adulto não tem representante na cidade. Desde 2008 temos o basquete de base, em parceria com o Flamengo Futebol Clube, mas para ele crescer, é importante ter um time adulto para os garotos se inspirarem. O título nos Jogos Regionais ano passado nos deu um gás para vermos que tinha chegado a nossa hora”, explicou.

Apesar de iniciar a sua trajetória numa competição de porte regional, o sonho do novo time é colocar Americana também no mapa de torneios mais badalados da modalidade, como o Campeonato Paulista e o NBB (Novo Basquete Brasil).

“É um projeto que começa pequeno, mas temos sim um sonho ainda distante de disputar o Paulista e quem sabe um dia o NBB. Não podemos deixar de sonhar. Vai depender de nós e do apoio que tivermos quando fizermos um nome”, contou Bianco, que confirmou que as despesas de viagens e alimentação serão todos bancados pelo próprio clube.

“Estamos fazendo uma loucura até em montar esse time, porque a prefeitura cortou a Lei de Incentivo e vamos bancar todos nossos gastos. Os jogadores serão todos da cidade e não vão receber nada. Vão jogar porque gostam”, disse.

O elenco do Americana Chubers foi formado há dois meses e vem treinando semanalmente. O time tem os armadores Rafael Amazonas, Guilherme Fermino, Yago Dotti, Paulo Ignacio e Dadá, os alas Allan Amazonas, Felipe, André Ignacio, Thiago Colla, Caio, Thiago, Victor, Thiaguinho, Vinicius, Leonardo Sangalli, Ivan, Alfredo e Rodolfo, e os pivôs Lucas, Diego Garcia, Rafael Vicenti, Turcão, Fábio, Douglas e Lucas Mosca.

O elenco é numeroso porque, como os atletas jogarão de forma voluntária, será necessário fazer um rodízio nas escalações a cada rodada.