São Lucas, um hospital que se destaca na RPT

Instituição amplia centro cirúrgico, abre UTI Pediátrica e prepara inauguração de espaço com estrutura de hotel


Foto: Divulgação
Aos 56 anos de fundação na cidade de Americana, o Hospital São Lucas é sinônimo de modernidade e excelência

Aos 56 anos de fundação na cidade de Americana, o Hospital São Lucas é sinônimo de modernidade e excelência no atendimento. Ao mesmo tempo em que comemora as novas instalações do prédio, entregues em 2017, anuncia mais investimentos: uma ala VIP com estrutura e hotelaria diferenciada, com inauguração prevista para fevereiro.

O novo Centro Cirúrgico, que em fevereiro completa um ano de operação, conta com cinco salas modernas destinadas às cirurgias eletivas e de urgência, inclusive cirurgias de grande porte que demandam mais profissionais ou equipamentos no espaço. “Temos mais de 55 anos de história, e era preciso adequar tudo: equipamentos, iluminação, materiais e também o layout do nosso Centro Cirúrgico”, explica o gerente administrativo do hospital, Helton Pinheiro de Freitas. Foram investidos mais de R$ 2,5 milhões em estrutura e equipamentos de alta tecnologia, como intensificadores de imagem, microscópios de última geração, aparelhos de laparoscopia Full HD entre outros aparelhos que oferecem mais recursos de imagens aos médicos durante as cirurgias, traduzindo-se em maior precisão aos profissionais que operam nessa unidade, além de mais segurança ao paciente.

Acesse o suplemento Empresas & Empresários de Sucesso na versão virtual

Foto: Divulgação
Centro Cirúrgico conta com cinco salas modernas destinadas às cirurgias eletivas e de urgência, procedimentos de laparoscopia e cirurgias de grande porte

Dentre as melhorias também estão o novo sistema de climatização, responsável pela filtragem de 99% do ar dentro da unidade e do ar que retorna à atmosfera; e a instalação de estativas em todas as salas (dispositivos que atendem a todos os aparelhos cirúrgicos envolvidos no procedimento e permitem aos profissionais mudarem a configuração da sala conforme a necessidade). A modernização amplia o atendimento na região e permite a inclusão de novos procedimentos cirúrgicos na unidade. “Temos estrutura montada para, daqui dois ou três anos, trazer cirurgias com técnicas mais complexas para dentro do Hospital São Lucas”, antecipa Freitas.

Foto: Divulgação
Dra. Sandra Maués, diretora-presidente do Hospital São Lucas e Helton Pinheiro de Freitas, gerente administrativo da unidade

EMERGÊNCIA. Houve investimentos também na sala de Emergência, que teve sua capacidade ampliada, e nos atendimentos de Urgência, atualmente com quadro fixo composto por quatro profissionais atendendo 24 horas, sendo dois clínicos gerais e dois pediatras.

UTI Pediátrica: a mais moderna

Foto: Divulgação
Na UTI é permitido o acompanhamento familiar durante 24 horas, garantindo melhores resultados e otimizando o tempo de hospitalização

Outra conquista de 2017 foi a inauguração da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica mais moderna da RPT (Região do Polo Têxtil). A ala conta com equipe multidisciplinar exclusiva, composta por médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos de enfermagem, dentre outros especialistas capazes de uma assistência qualificada, individualizada e contínua.

“Enviávamos os casos para UTIs da região, na cidade de Campinas e Piracicaba, mas era um sufoco muito grande conseguir um espaço e, muitas vezes, tínhamos que levar a criança para outras cidades que ficavam mais longe. Tínhamos toda a tensão de transferir uma criança para um hospital distante e ainda a questão familiar, como esses pais visitariam ou se manteriam em outra cidade e por quanto tempo? A UTI Pediátrica foi uma grande conquista para nós e para a região”, ressalta o gerente administrativo do hospital, Helton Pinheiro de Freitas. O investimento foi de R$ 2 milhões.

Na UTI é permitido o acompanhamento familiar durante 24 horas, garantindo melhores resultados e otimizando o tempo de hospitalização da criança. Ao todo são seis leitos com previsão de mais dois até o mês de junho, todos equipados com aparelhos de alta tecnologia e sistema de climatização. Possui ainda um sistema de câmeras individuais para o monitoramento de cada paciente, tanto da área de enfermagem quanto da sala do médico, garantindo supervisão constante e detalhada.

Nova ala terá estrutura de hotel

Foto: Divulgação
Aala VIP com estrutura e hotelaria diferenciada está com inauguração prevista para fevereiro

Uma nova ala está prestes a ser inaugurada no mês de fevereiro no Hospital São Lucas. Ao todo são sete apartamentos com estrutura e hotelaria diferencida. Cada apartamento possui uma cama elétrica para paciente e acomodação para acompanhantes, frigobar, tv a cabo, persianas automatizadas, ar-condicionado, banheiro privativo, além da decoração estrategicamente pensada para oferecer aos pacientes um ambiente confortável e acolhedor. O Grupo São Lucas Saúde busca constantemente a modernização de sua estrutura hospitalar, com inovações nos serviços oferecidos, para oferecer cada dia mais qualidade em prevenção, diagnóstico e tratamento, além da humanização do atendimento.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!