Portaria virtual inova conceito de segurança

Novos serviços usam a qualidade da fibra óptica: garantia de proteção com economia a empresas e condomínios


Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Empresa possui ainda viaturas que fazem a ronda pelos condomínios segurados

Uma solução moderna capaz de aumentar a segurança e reduzir custos. É o que garante a portaria virtual, serviço que substitui a figura do porteiro por um agente remoto que monitora, 24 horas, por meio de câmeras, a entrada e saída de visitantes e prestadores de serviço de um condomínio. A troca pode reduzir pela metade os custos mensais para o empreendimento e principalmente para os moradores. “A portaria é um dos custos mais altos de um condomínio. Você gasta com o salário do funcionário, 13º terceiro, rescisão trabalhista e por aí vai. Com a portaria virtual esse custo reduz em até 70% com a vantagem de um serviço de qualidade, 24h, a semana toda”, observa o empresário e sócio da SOS Segurança, Claudinei Leite de Camargo.

Acesse o suplemento Empresas & Empresários de Sucesso na versão virtual

A novidade é simples e engenhosa: ao tocar o interfone é acionada a central de monitoramento da SOS Segurança. O agente de vigilância tem visão total do visitante através de câmeras IP (imagem de alta resolução e que permitem zoom no material final) instaladas na entrada do condomínio e no próprio interfone. A pessoa se identifica e o morador é acionado. A entrada do visitante é liberada apenas com autorização do morador.

Além da economia, a portaria virtual traz mais segurança aos condôminos. “A imagem e voz do visitante ou prestador de serviço são gravados e armazenados na central de monitoramento da SOS Segurança. Se algo acontecer dentro do condomínio, temos como identificar a pessoa”, explica Camargo. “Nossas câmeras permitem ver se a pessoa está sozinha ou acompanhada. Todos devem se identificar para o agente, quando isso não acontece, ligamos todas as câmeras do prédio e a polícia é acionada imediatamente”, acrescenta.

RONDA. A SOS Segurança possui ainda duas viaturas que fazem a ronda pelos condomínios segurados que, em caso de suspeita, também são acionados até o local.

O empresário ressalta que a portaria virtual não interfere em nada na vida do condômino, que terá controle sobre a própria entrada e saída tanto pela portaria como pela garagem, seja através de senha e botão de liberação do portão, o que é comum na maioria dos empreendimentos.

Caso os portões não se abram ou o morador tenha esquecido a senha ou o controle de abertura da garagem, ele poderá pedir ajuda ao agente de vigilância por meio da portaria virtual. O mesmo acontece caso o elevador pare: a pessoa deve apertar o botão da portaria e solicitar ajuda. “O agente irá acalmá-la e chamará o técnico responsável por esse serviço naquele condomínio. Nós ‘ficamos’ com essa pessoa até que o problema tenha sido resolvido”, diz Camargo.

Condomínios residenciais e empresas

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
A SOS Segurança disponibiliza técnicos para análise da disposição das câmeras

O serviço de portaria virtual está disponível a empresas e condomínios. A SOS Segurança disponibiliza técnicos para análise da disposição das câmeras, quantidade e localização de pontos cegos, qualidade das imagens, etc. A avaliação é entregue ao cliente que decide sobre a necessidade de correções no imóvel. “Isso é feito para melhorar a segurança do condomínio ou empresa; é um plus no serviço. Se ele optar apenas pelo serviço de portaria virtual e deixar possíveis adequações para o futuro, mas já recebe essa avaliação no começo”, explica Claudinei Leite de Camargo.

O “kit” da portaria inclui duas câmeras IP e interfone IP (equipamentos com imagem de alta resolução e que permitem a função zoom), além do agente disponível 24h.

Fibra óptica para empresas e condomínios

A transmissão e gravação de imagens e sons enviados pelos equipamentos da portaria virtual até a central de monitoramento na SOS Segurança estão imunes de ruídos ou falhas. Para isso foi necessário investir na melhor tecnologia: a fibra óptica. “Imagens e sons são arquivos pesados e contínuos para a transmissão através de um sinal de internet convencional. Dessa forma, foi necessário possuirmos nossa própria rede de fibras ópticas para podermos dimensionar eventuais problemas de conexões”, explica o gestor de redes e infraestrutura da SOS Telecom, Sandro de Oliveira.

Cada empresa ou condomínio possui um link exclusivo para transmissão de dados, monitorando 24h por dia e 7 dias por semana. Essa nova tecnologia permitiu a SOS Segurança ingressar em outro segmento através da SOS Telecom: a comercialização de serviços de internet, telefonia, TV e Imagens de Segurança através de fibra óptica. Diferentemente dos cabos convencionais, a fibra óptica transforma o sinal em luz, preservando assim a qualidade dos arquivos enviados e sem nenhuma oscilação de transmissão.

“Ela também é ideal a clientes e empresas que estão distantes ou com geografia difícil que possa interferir no sinal convencional. Destaque especial para empresas que demandam velocidade e altíssima qualidade na transmissão de dados e conexão constante com a internet 24h sem interrupção; também as interligamos criando uma rede exclusiva e segura”, explica Oliveira.

As empresas e condomínios podem incluir serviços de internet, telefonia, TV e Câmeras de Segurança monitoradas ou não pela nossa central do Grupo SOS. “Importante ressaltar a nossa altíssima disponibilidade e confiabilidade de nossos serviços oferecidos devido possuirmos redundância em links de internet através de nossos anéis de fibras ópticas”, comenta. A economia com a fibra óptica é também significativa com telefonia: iniciando em 35% de redução para residências e a partir de 22,11% de redução para empresas. Ligações entre os telefones da SOS Telecom/AVA também são gratuitas. “A SOS Telecom também conta com uma equipe formada por alguns dos mais respeitados profissionais do mercado, grandes referências em suas áreas. Qualidade de serviços e melhorias contínuas também fazem parte dos nossos objetivos pelo fato de criar a total satisfação de nossos clientes”, destaca o gestor de redes.

Serviço. SOS Segurança Inteligente
Rua Dom Pedro II, 878, Vila Galo, Americana
Contato: (19) 3471.4515

Serviço. SOS TELECOM
Contato: (19) 3090.2820

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!