Teatro recebe ‘O Corcunda de Notre Dame’

Escola de balé apresenta versão para a clássica história do personagem de Victor Hugo no Teatro Municipal de Americana


A escola Ballet Art Sandra Godoy, de Americana, recorreu ao clássico para sua apresentação de fim de ano de 2017. A companhia apresenta “O Corcunda de Notre Dame”, uma adaptação do romance homônimo de Victor Hugo, publicado em 1831. O espetáculo, que mistura dança e teatro, e traz elenco com nomes de peso da região, será encenado entre esta quinta-feira e domingo, sempre às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana.

“O Corcunda de Notre Dame” de Sandra Godoy “bebe na fonte” da animação da Disney lançada nos anos 1990 e ocorre em formato de musical. Esta é a 31ª montagem assinada pela escola, e envolve este ano cerca de 200 bailarinos, de diversas faixas etárias, além de coreografias nos estilos de balé clássico e jazz dance. O espetáculo terá participação de atores profissionais da região, e co-direção artística de Otávio Delaneza, diretor responsável pela “Via Crucis” de Santa Bárbara d’Oeste. Além de Delaneza, a direção artística, coreográfica e teatral é de Kely Gouveia, Mayne Lima e Vanessa Chieus.

Foto: Divulgação
Escola de balé apresenta versão para a clássica história

“A dança é uma arte que engloba todas as outras. E ter na equipe alguém com uma vivência importante no teatro, como o Otávio, trouxe uma amplitude artística que tem tornado nosso espetáculo ainda mais interessante e completo. E a participação de atores convidados também representa um investimento e uma preocupação nossa de levar ao público um trabalho de excelência”, observa Vanessa Chieus.

Outro envolvido da “Via Crucis” escalado pela montagem de Sandra Godoy foi o cenógrafo da produção barbarense, Kaê Payão, que assina também a cenografia de “O Corcunda de Notre Dame”. Haverá uma estrutura de dois andares, que cobrirá toda a dimensão do palco. E a iluminação fica por conta de Luís Coelho, iluminador especialista em dança. Já a direção geral é de Sandra Godoy, Mayara Godoy Duarte e A.C. Duarte.

“O Corcunda de Notre Dame” foi inspirada na Paris Medieval, ambientada nos anos 1400. A obra de Victor Hugo, escrita originalmente em francês, foi traduzida ao inglês dois anos depois de seu lançamento, em 1833. Na história, é retratada a vida de Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado desde a infância nos porões da famosa Catedral de Notre Dame. Um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Ambos se enredam em uma trama cheia de aventuras para enfrentar o poderoso juiz Claude Frollo.

A Catedral de Notre Dame, um dos principais cenários da obra, foi construída entre 1.163 e 1.245 e é dedicada a Maria, Mãe de Jesus. Trata-se de uma das catedrais góticas mais antigas do mundo, e foi cenário de eventos históricos como a beatificação de Joana D’Arc, a coroação de Napoleão Bonaparte e do rei Henrique 6º da Inglaterra.

ACONTECE: O espetáculo “O Corcunda de Notre Dame” será encenado entre quinta-feira e domingo, sempre às 20h. Os ingressos custam entre R$ 65 e R$ 130. O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol. Informações pelo telefone 3461-3045.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter