Mostra ‘Na Lona’ 2016 começa nesta quinta-feira

Foram selecionados 14 espetáculos sendo 5 para adultos, 5 infantis e 4 de rua, que terão sessões gratuitas entre os dias 1 e 11 de dezembro


A Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia, a “Na Lona”, ocorre em 2016 em sua quinta edição. A programação começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o próximo dia 11, com atividades em diversos pontos da cidade. Além de apresentações no Centro Cultural Casa de Joana, da Companhia de Teatro São Genésio, anfitriã da mostra, o evento percorre escolas, a região central, e até a feira do bairro Jardim Amanda. Toda as atrações da programação têm entradas gratuitas.

O evento, que costuma ocorrer anualmente em agosto, este ano foi remanejado para dezembro. “Como é a prefeitura que paga os prêmios do ‘Na Lona’, e teve que respeitar a carência do período eleitoral [quando não pode ocorrer atividade deste tipo], houve um atraso na entrega dos editais de seleção dos grupos”, explica Juraci Moreira, membro da Centro Cultural Casa de Joana e idealizador do “Na Lona”.

Foto: Marilia Lino
Mostra será composta por 14 espetáculos, entre eles “Amana, Histórias que Mulheres Contam”

A programação será composta por 14 espetáculos, sendo cinco adultos, cinco infantis, e quatro montagens para rua. Integram o evento companhias teatrais de São Paulo, capital e interior, e dos estados Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. O número de atrações é bastante inferior ao de 2015, que contemplou 21 montagens. E o total de inscritos, que cresceu no ano passado (de 130 inscrições em 2014 para 158 em 2015), teve queda brusca de somente 60 inscrições.

Além disso, a mostra deste ano equivale à Revirada Cultural, evento que reúne diversas linguagens culturais e que ocorre nos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com parceria da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). “Uma das exigências da ‘Revirada’ é a participação de grupos da região metropolitana. Por isso este ano, na mostra ‘Na Lona’, há participação não só de grupos de outros estados, mas também de artistas locais. É uma mostra que se consolida neste cenário nacional como referência”, completa Moreira.

Conheça as atrações regionais na mostra

As atrações regionais na mostra “Na Lona 2016” incluem os espetáculos campineiros “O Cortiço”, da Companhia Histriônica de Teatro; “Mujeres Violentas”, da Boa Companhia; “Apague a Luz, Amor!”, da Companhia Tempo Teatral – Comtente; “Menino do Tempo”, da Companhia Cor de Teatro; e “A Princesa e a Ervilha”, da Engenhosa Companhia de Teatro; além dos limeirenses “O Jardim Secreto” e “Breu”, ambos da Companhia Teatral Pelo de Gato Preto; “A Cigarra, a Formiga e Tal Joaninha”, do Grupo Já de Teatro, de Jaguariúna; e o barbarense “Pinocchio Olhos de Madeira”, da Companhia Arte Móvel.

Revista L – BC.1
Liberal Motors – BC

“Como produtora e atriz do interior há um bom tempo, vale salientar a importância de eventos como este, de formação de plateia, que resistem e nos fazem resistir em nossa arte diante de um cenário tão desestimulante para a cultura. É uma honra levar nossa arte e colaborar com o crescimento do ‘Na Lona’. A Companhia Arte-Móvel esteve no evento em 2012 com ‘Os Fabulantes’, e é nítido o crescimento da iniciativa”, celebra Lays Ramires, de Santa Bárbara d’Oeste.

Ainda integram a programação os espetáculos “Berlim: Dois Corpos À Procura”, da Karima Companhia de Teatro, de Itajaí; “Amana, História que Contam Mulheres”, do Coletivo Amana, de São Paulo; “Mequetrefe Circo Show”, da Companhia Circo Volonte, de Londrina; “Antígona”, da Companhia Fábrica São Paulo; e “Cordel da Morte Morrida (E, às Vezes, Matada)”, de As Lucianas, do Rio de Janeiro.

 

Foto: Carlos Petrini
“Pinocchio – Olhos de Madeira”, da Cia Arte-Móvel, integra a programação

 

Programação

Centro Cultural Casa de Joana
(Avenida São Francisco de Assis, 1.735, Vila Real)

01/12 – 10h e 14h – “A Cigarra e a Formiga”
03/12 – 10h e 16h – “Menino do Tempo”
03/12 – 20h – “As Pelejas de Severino”
04/12 – 10h e 16h – “Pinocchio – Olhos de Madeira”
04/12 – 20h – “Mujeres Violentas”
07/12 – 20h – “De Cenouras a Macacos”
08/12 – 20h – “Amana – Histórias Que Contam Mulheres”
09/12 – 10h e 14h – “A Princesa e a Ervilha”
09/12 – 20h – “Berlim”
10/12 – 16h – “A Cigarra e a Formiga e a Tal da Joaninha”
10/12 – 20h – “Apague a Luz Amor!”
11/12 – 16h – “O Jardim Secreto”
11/12 – 19h30 – “Mequetrefe Circo Show”

Centro
(Calçadão Avenida Luís Camilo de Camargo, s/n, Centro)

3/12 – 9h30 – “Breu”
10/12 – 9h30 – “Antígona”

Escola Municipal Marleciene Priscila Presta Bonfim
(Rua Maria de Lourdes Cangleriani Canciam, 92, Remanso Campineiro)

8/12 – 10h e 14h – “A Fantástica Floresta”

Escola Municipal Salvador Zacharias Pereira Junior
(Avenida Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Angulo)

9/12 – 10h e 14h – “A Fantástica Floresta”

Feira do Jardim Amanda
(Avenida Brasil, esquina com a Avenida Tarsila do Amaral, s/n)

11/11 – 9h30 – “Cordel da Morte Morrida (E, às Vezes, Matada)”