SB oferece opções de cursos para adolescentes

Projeto Ninho Musical busca novos aprendizes, enquanto a e Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara está com vagas para instrumentistas voluntários


Dois projetos musicais de Santa Bárbara d’Oeste estão com oportunidades abertas para novos participantes. A Oficina Ninho Musical, mantida pela Fundação Romi com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para jovens e adolescentes interessados no aprendizado gratuito de música. E a Ofisb (Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste) está buscando novos instrumentistas para o grupo.

O Ninho Musical é um projeto de formação musical em instrumentos de orquestras diversos (cordas, sopro e percussão), realizado na Estação Cultural. A iniciativa é destinada aos jovens maiores de 12 anos, iniciantes ou que já tenham vivência musical. São realizadas aulas práticas, além da teoria musical, leitura e interpretação de partituras, compreensão de regência e cuidados com os instrumentos e afinação.

Foto: Divulgação
Integrantes do projeto Ninho Musical ensaiam na Estação Cultural no ano passado

A coordenação é realizada pelo maestro Paulo Bellan e a oficina baseia-se na metodologia de ensino-aprendizagem, em que os aprendizes obtém conhecimento por meio da interação com os mais experientes. Desde 2012, mais de 800 participantes foram beneficiados pelo projeto. O Ninho Musical oferece instrumentos para empréstimo, mas os alunos também podem realizar as aulas com seus próprios instrumentos.

As oficinas do Ninho Musical ocorrem às terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 7h30 às 10h30, e serão retomadas ainda neste mês de janeiro. Os interessados em participar devem realizar a matrícula ou rematrícula pessoalmente na administração da Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3455-4833 ou 3455-4830. A Estação Cultural fica na Avenida Tiradentes, 2, Centro.

Já a Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste está com inscrições abertas para a audição que selecionará participantes do grupo para a turma de 2018. Os interessados devem acessar a página da Ofisb no Facebook, onde estão disponibilizadas as regras da seleção e a ficha de inscrição. A audição ocorrerá no dia 25 de janeiro, no CEU (Centro de Esportes e Artes Unificados) de Santa Bárbara, a partir das 19h. Tanto a audição quanto a participação dos músicos no grupo são voluntárias.

A Ofisb está em busca de músicos que toquem violinos (10 vagas), violas (4 vagas), cellos (4 vagas), contra-baixos (2 vagas), trompas (2 vagas), flautas (2 vagas), oboé (1 vaga), fagote (1 vaga), piano ou teclado (1 vaga) e percussão (1 vaga). O candidato deverá apresentar uma peça livre, de escolha, e a bancada lhe fornecerá uma música para leitura à primeira vista. Cada candidato também deverá possuir o seu instrumento. Dúvidas podem ser esclarecidas com o regente Tenício Freitas, pelo e-mail tjosedefreitas@yahoo.com.br ou whatsapp (19)99485-1718. O CEU fica na Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol 2.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter