Sinfônica da Unicamp encerra temporada com Mozart

Orquestra apresenta obra gratuitamente na Faculdade de Ciências Médicas da universidade nesta quinta-feira (1º)


A Orquestra Sinfônica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encerra sua temporada de concertos com a apresentação da obra “Grande Missa em Dó Menor”, de Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação ocorre nesta quinta-feira (1º), às 19h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da universidade, com entrada gratuita.

A composição “Grande Missa em Dó Menor” foi criada por Mozart em 1782. Ela se destaca entre as obras sacras do autor pois, além de ser a última de suas missas solenes, também é a maior de todas. Ela apresenta grandes dimensões tanto em sua extensão, como no efetivo musical empregado, que necessita de coro duplo, orquestra e solistas. A obra intercala momentos introspectivos e lirismo, que contrastam com o eufórico movimento dos corais.

O concerto ocorre sob a batuta da regente Cinthia Alireti, e com a participação das sopranos Laura Duarte e Raissa Amaral, do tenor Samuel Valli, do barítono Leandro Calvini, e dos coros Contemporâneo de Campinas e Collegium Vocale Campinas. Além da obra de Mozart, eles apresentarão no concerto a composição “BleuBlancRouge”, de Raul do Valle, que integra o projeto Panorama da Música Brasileira. A ação visa divulgar a produção dos compositores brasileiros.

ACONTECE: A Orquestra Sinfônica da Unicamp realiza concerto nesta quinta (1º) às 19h. A entrada é gratuita. A Faculdade de Ciências Médicas fica na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária.