Escritores lançam livros baseados em “seus pensamentos”

Trabalhos saem através de esforços independentes e transmitem a vontade de, pelas letras, transmitir reflexões próprias


Foto: Divulgação
Alan de Campos busca por uma literatura mais artesanal para se aproximar dos leitores modernos

Um paulistano que se encantou por Americana, e um americanense que não nega o seu carinho pela cidade. O que eles têm em comum? A intimidade com o universo literário e a vontade de, pelas letras, transmitir suas reflexões próprias. Angelo Asson, de São Paulo, apresenta a coletânea “Coisas da Vida… Minha”, que foi um dos destaques da Flaam (Feira Literária e Artística de Americana), no fim do último mês de outubro. E o autor local Alan de Campos apresenta “Faça a Vida Valer a Pena – Um Convite à Reflexão”, lançado na Nobel do Tivoli Shopping também no mês passado.

Campos, que além de escritor é graduado em Filosofia e atua como docente e palestrante, teve a ideia de lançar o livro “Faça a Vida Valer a Pena”, em meados de 2014, após a divulgação do seu primeiro trabalho publicado, “Transfor(amar) Para Ser Feliz – Histórias de Reflexão”. “O livro surgiu do desejo de fornecer algo que pudesse auxiliar as pessoas em sua caminhada existencial”, conta ao LIBERAL. A nova obra chega às prateleiras em versão física, pela Garimpo Editorial.

A publicação é composta por contos ficcionais, sendo que cada um possui um enredo criado com vistas a convergir em uma impactante reflexão, conforme explica Campos. “Meu principal objetivo com o livro é conduzir o leitor a um profundo exame acerca da vida – esta que vivemos no presente momento –, que é curta e finita, e que por isso precisa valer a pena, pois uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”. Informações sobre a obra e detalhes da carreira do autor estão no site www.alandecampos.com.

Foto: Divulgação
Escritor Angelo Asson é formado em filosofia e tenta auxiliar o leitor em seu caminho existencial

Interior. O paulistano Angelo Asson tem se aproximado cada vez mais dos leitores do interior. Por meio do projeto “Divagando em Vagão – Crônicas Sobre Trilhos”, com o qual lançará uma obra em 2018, conheceu Marcia Tomiyama, do projeto “Alyssa e a Magia da Leitura”, e uma das organizadoras da primeira edição da Flaam. Assim surgiu a oportunidade de Asson trazer seu mais novo trabalho, a coletânea “Coisas da Vida… Minha”, para Americana no último mês de outubro. “Foi muito gratificante participar [da Flaam]. Saí de lá muito feliz ao ver tanta gente nova, nova mesmo, crianças inclusive, adolescentes lançando seus primeiros livros, participando de concursos literários, demonstrando um enorme amor à escrita e à cultura. Nosso País precisa muito disso”, lembra ao LIBERAL.

Em “Coisas da Vida… Minha”, ele apresenta textos escritos por ele nos últimos cinco anos. “Essas poesias e frases que estão no livro, acho que podem ser consideradas desabafos”, conta Asson.

A coletânea foi desenvolvida de maneira independente e artesanal. O escritor optou por isso devido a fatores financeiros e também para dar a impressão de proximidade aos leitores. “O processo artesanal é muito mais lento e trabalhoso, mas o fato de participar de todas as etapas me enche de orgulho. É como se eu estivesse gerando um filho, trato como se fosse um mesmo”, defende.

Por se tratar de obra artesanal, em menor estoque, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail angeloasson@gmail.com ou pelo site www.divagandoemvagao.com.br.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter