Livro expõe a depressão através da experiência pessoal do autor

Para escrever o livro, Schiavo consultou especialistas como psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, filósofos, sociólogos, além pessoas que se curaram


Foto: Divulgação
Juliano Schiavo enfrentou uma forte depressão há alguns anos e resolveu transformar esses momentos ruins em livro

A depressão é uma doença que já atinge 322 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Seus sintomas, como desinteresse no dia a dia, baixa autoestima, tristeza profunda, entre muitos outros, são “tabus” na sociedade. Muitos ainda preferem esconder a doença com medo do preconceito. A partir da sua experiência pessoal, o jornalista Juliano Schiavo, de Americana, lança neste sábado o livro independente “Aprendendo com a Depressão – Reflexões, Depoimentos e Orientações Sobre a Doença Considerada o Mal do Século 21”. A obra pode ser conferida no CCL (Centro de Cultura e Lazer) Poeta António Zoppi, em Americana, das 17h às 21h. No decorrer do evento, serão realizadas também diversas apresentações culturais. A entrada é gratuita.

“Só quem teve ou tem depressão sabe o quando ela afeta completamente a vida, fazendo com que se perca o prazer de viver. A partir de uma experiência pessoal, escrevi o livro, que não é um manual de cura, mas sim uma série de reflexões e colaborações. Além disso, é de suma importância que as pessoas com depressão procurem auxílio e tratamento com profissionais da área de saúde”, observa Schiavo sobre a motivação para criação da obra.

Para escrever o livro, Schiavo consultou especialistas como psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, filósofos, sociólogos, além de outras 19 pessoas que se curaram da depressão. O livro aborda diversos assuntos, como a importância da alimentação entre os diagnosticados, atividades físicas, o uso da arte, a importância da fé, dos pensamentos positivos, o papel das redes sociais, a aceitação de si próprio, entre outros tópicos, os quais buscam trazer uma mensagem de esperança, mostrando que o mais importante é persistir na luta contra a doença.

Variedade. O evento de lançamento do livro “Aprendendo com a Depressão” contará com uma série de atividades culturais, de diversos segmentos. A abertura da noite será realizada pela contadora de histórias mirim Alyssa Tomiyama, do projeto “Alyssa e a Magia da Leitura”. Em seguida, ocorrem os shows musicais de Matheus Bars, Felipe Gabriel e 3G Trio. No decorrer do evento, o público ainda poderá conferir exposições dos artistas plásticos Laura Muller, Eder Modanez, Eduardo Mestriner, Ivan Lúcio Ferreira, Marcelo Henrique, Ray Anny e Cia, e os textos do ebook da Flaam (Feira Literária e Artística de Americana).

Também participam do evento os artesãos Ateliê Caminhos de Pontinhos, Lua Modanez, Canecaterapia, Ivone Vidal e Los Cactus. Haverá, ainda, na área de literatura, os trabalhos de Angela Maria Tavares, Eder Modanez, Fagner Zanetti, Katya Forti e da Revista Kyrial (revista literária), e venda de livros infantis.

Acontece. Juliano Schiavo lança o livro “Aprendendo com a Depressão” neste sábado, a partir das 17h.
A entrada é gratuita. O CCL fica na Avenida Brasil, 1.293, Parque Residencial Nardini. Informações pelo telefone 3408-4810.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!