Grupo americanense apresenta peça circense no Parque Ecológico

GTT apresenta seu novo espetáculo, “O Palhaço Sou Eu”, durante a comemoração de aniversário e Dia das Crianças do Parque Ecológico de Americana


Foto: Tatiana Sajorato
GTT apresenta seu novo espetáculo, “O Palhaço Sou Eu”, durante a comemoração de aniversário e Dia das Crianças do Parque Ecológico de Americana

Como parte do aniversário de 33 anos do Parque Ecológico Municipal de Americana, que será celebrado nesta quinta-feira, junto ao Dia das Crianças, o GTT (Grupo Teatral Ta’lento) apresenta “O Palhaço Sou Eu”. A nova montagem do grupo americanense está programada para ser encenada às 11h. O espetáculo, que vem percorrendo a região, surgiu a partir de uma vontade do grupo de retomar a pesquisa sobre palhaços, que foi iniciada em 2007, mas interrompida com a mudança do elenco da companhia.

A base de “O Palhaço Sou Eu” são esquetes circenses clássicas e cenas criadas pelos próprios atores: Carlos Eduardo Nascimento, Elliot Souza e Ellis Almeida, sob direção de Carlos Justi. Segundo eles, o grupo desenvolveu exercícios e jogos, em busca do “palhaço de cada um dos três atores”. Justi garante que apesar de ter classificação livre, o espetáculo promete arrancar risos tanto dos pequenos, quanto dos mais velhos da plateia. “É indicada para pessoas de ‘zero’ a 100 anos, para a criança que existe dentro de nós!”.

Pela necessidade do grupo em atender a convites de eventos fora dos teatros, em locais alternativos, o GTT desenvolveu a montagem de forma modulada. São sete cenas, com começo e fim, que são interligadas por um fio condutor, entretanto, podem ser encenadas de formas separadas. No evento do Parque Ecológico, a apresentação terá cerca de 50 minutos, mas em outros locais, pode ter menor duração, sem prejudicar a proposta.

“Costumo dizer que é um ‘espetáculo Lego’, que você monta de acordo com a necessidade. Por exemplo, se só tivermos 20 minutos disponíveis, conseguimos participar com menos cenas. Ele pode ser levado para qualquer lugar, cabe em diversas situações!”, explica Justi. O formato escolhido também vai ao encontro do ideal da companhia, que visa a democratização da cultura. “Nós sentíamos a vontade de dialogar mais com a comunidade, com a cidade. E de que maneira fazemos isso? É indo até o
público, e não esperando que ele venha até nós!”, conclui o diretor.

Além da apresentação gratuita nesta quinta-feira, “O Palhaço Sou Eu” será encenado no palco do Espaço Cultural Fábrica das Artes, mantido pelo GTT, nos próximos dias 21 e 22 de outubro. As sessões serão realizadas às 20h, e a entrada equivale ao Ticket Cultura, em que o público decide o preço que pagará pela atração.

ACONTECE
“O Palhaço Sou Eu” será encenado às 11h. A entrada é gratuita. O Parque Ecológico Municipal fica na Avenida Brasil, 2.525, Jardim Ipiranga. Informações pelo telefone 3406-2075.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter