MAC exibe ‘O Iluminado’ nesta terça-feira

Clássico do cinema será exibido durante programação especial de Halloween do projeto Cineclube Estação de Americana


Continuando com a programação especial Halloween, que será celebrado no próximo dia 31 de outubro, o Cineclube Estação – Conexão MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana exibe nesta terça-feira “O Iluminado”, terror clássico de Stanley Kubrick, da década de 1980. O filme pode ser visto às 20h, com entrada gratuita. A classificação é 14 anos.

Na história, Jack (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar como vigia em hotel durante o inverno. Ele viaja para o local junto a mulher Wendy (Shelley Duvall), e seu filho Danny (Danny Loyd). Entretanto, com o isolamento, Jack começa a desenvolver problemas mentais sérios, que o deixam cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho tem visões de acontecimentos ocorridos no local no passado, também gerados pelo isolamento em excesso.

Foto: Divulgação
Jack Nicholson em uma das cenas mais famosas do longa-metragem

“O Iluminado” é baseado em livro homônimo de Stephen King, mas para realizar o filme, Kubrick pediu colaboração na adaptação do roteiro de Diane Johnson. Apesar de ser ainda hoje aclamado por fãs em todo o mundo, o filme de terror psicológico nunca venceu um Oscar. O longa não foi nem ao menos indicado para alguma categoria da premiação.

Existem diversas curiosidades acerca desta filmagem. Uma delas é que, no livro, os fatos sinistros ocorrem no quarto 217 do Hotel Overlook. Entretanto, a pedidos do hotel onde foi gravado o filme, Hotel Stanley, que ainda está ativo no estado do Colorado, nos Estados Unidos, o número foi mudado para o quarto 237, que não existe no local. Mesmo assim, o quarto 217 é um dos mais locados do estabelecimento.

Outro fato curioso do filme seria o ruim relacionamento entre Shelley e Kubrick. A atriz contou após as filmagens que teve sérios problemas de saúde em decorrência de estresse. Uma cena de uma discussão entre Wendy e Jack inclusive acabou entrando para o Guiness Book, pois teve que ser gravada 127 vezes.

ACONTECE: O filme “O Iluminado” será exibido nesta terça-feira às 20h. A entrada é gratuita. O MAC fica na Avenida Brasil, 1.293, Jardim São Paulo. Informações pelo telefone 3468-4834.

Liberal Motors – BC
Revista L – BC.1