Marina Moschein: Na contramão do visual exuberante

Workshops” de luta, equitação, esgrima, arco e flecha e escalada para viver a destemida Selena de “Deus Salve o Rei”


Os traços finos e o gestual delicado de Marina Moschen poderiam facilmente limitá-la ao posto de mocinha ou outros tipos de tons mais sensíveis. Foi por esse caminho, inclusive, que se seguiram seus primeiros trabalhos na tevê: a primeira fase de “Os Dez Mandamentos”, da Record, e o papel de protagonista da temporada 2015 de “Malhação”.

Por isso, foi com surpresa que Marina recebeu o convite para viver a destemida Selena de “Deus Salve o Rei”. Na trama medieval de Daniel Adjafre, Selena é a primeira mulher a entrar na escola militar do reino de Montemor. Na contramão do visual exuberante das outras personagens da novela, é a única mulher que usa calça comprida e os longos cabelos estrategicamente presos.

Foto: Isabel Almeida / Carta Z Notícias
A atriz conseguiu o papel sem testes; desempenho em “Rock Story” acabou por chamar a atenção da direção da novela das sete

A guerreira vem realmente exigindo da atriz. Além de participar de todo o processo de preparação do elenco feminino, Marina também frequentou “workshops” de luta, equitação, esgrima, arco e flecha, preparação física e escalada. Para dar conta da pesada rotina de exercícios, ela também intensificou suas idas à academia e reformulou sua alimentação, tudo para que tivesse energia suficiente para viver Selena.

Com a parte física resolvida, Marina também teve de estudar o texto e buscar referências para o estofo de Selena. Além de destemida, a personagem também tem o dom de modificar o clima de acordo com o seu humor. “Se ela está feliz, nascem flores. Se está irritada, uma tempestade cai sobre o local. É uma jovem muito sensitiva”, explica a atriz.

Entre as inspirações da atriz, além da princesa Merida, de “Valente”, animação da Disney de 2012, e a impávida Arya Stark de “Game of Thrones”, série da HBO, está, sobretudo, a figura de Joana D’arc, principalmente a versão mais humanizada traçada por Luc Besson no filme homônimo de 1999.

“Joana D’arc foi a principal referência que a direção me deu. A sociedade não conseguiu compreender sua fé e força de imediato. Acho que a Selena tem muito disso. As pessoas ironizam e fazem piada sobre sua vontade de ser militar e seus poderes”, relaciona.

Carreira

Natural de Angra dos Reis, município do litoral fluminense, Marina saiu cedo de casa para terminar o Ensino Médio, fazer curso de Teatro e testes para a televisão. Em 2013, aos 16 anos, decidiu deixar a casa da avó e morar no Rio de Janeiro.

A primeira notícia positiva veio a partir de uma participação na primeira fase de “Os Dez Mandamentos”, sucesso bíblico da Record exibido em 2015. No mesmo ano, ficou sabendo que tinha passado no teste para viver a mocinha de “Malhação – Seu Lugar no Mundo”, vitoriosa temporada da novela “teen” escrita por Emanuel Jacobina.

O bom desempenho da atriz acabou a levando a fazer um novo teste na Globo. Como resultado, ela acabou emendando os capítulos finais da novelinha com a preparação para viver a patricinha Yasmin, um dos destaques de “Rock Story”, trama das sete, exibida no ano passado.

Força feminina em ação

Um dos pontos que mais empolgam Marina Moschen com a Selena de “Deus Salve o Rei” é a bandeira feminista que a personagem carrega. Em temos onde pautas como direitos iguais e o fim do assédio estão na ordem do dia, a atriz acredita que o tema tem diversas formas de ser abordado pela televisão.

“Selena é feminista sem saber. Ela não tem isso pré-estabelecido em mente, mas suas atitudes são revolucionárias em prol de um mundo mais justo. Acho que uma personagem como ela tem potencial para influenciar outras meninas de forma muito positiva”, analisa.

Nas ruas, além do apelo com as crianças, por conta do tom aventureiro do papel, Marina afirma que boa parte dos elogios que recebe são direcionados à coragem de Selena em mudar as regras. “É uma personagem de fácil identificação. Ela representa a possibilidade de as mulheres fazerem o que quiserem”, ressalta.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!