Biblioteca de Americana inicia programação de férias

Com atividades de cinema e contação de histórias nas férias, espaço visa conquistar novos frequentadores


A Biblioteca Municipal de Americana inicia hoje sua programação de férias, com foco no público infantojuvenil. Às quartas-feiras, sempre às 14h, são realizadas as sessões de cinema do projeto Cine Biblioteca. E às sextas-feiras, sempre às 15h, ocorrem as atividades de contação de histórias, em parceria com a Editora Adonis. A programação é gratuita e segue até 31 de janeiro.

O orientador cultural do espaço, Leonardo Luciano, conta ao LIBERAL que a programação do Cine Biblioteca voltada ao público infantojuvenil ocorre há três anos, e já se tornou um sucesso entre o público. “As sessões sempre ocorrem com a sala de cinema cheia e muitas vezes temos até que fazer duas sessões no dia! Escolhemos filmes novos para a programação porque eles se destacam mais entre o público. As sessões são sempre dubladas”, explica.

A programação de cinema começa hoje com a exibição de “Meu Malvado Favorito 3”, que foi o filme mais visto nas telas do Brasil em 2017. Segundo apuração da Ancine (Agência Nacional do Cinema), mais de 8,98 milhões de pessoas assistiram ao filme nos cinemas. Na história, o personagem Gru descobre que tem um irmão gêmeo, e além disso precisa combater o vilão EvillBratt, um ex-astro da televisão.

A programação segue no próximo dia 10 com a também recém-lançada animação “Carros 3”, que mostra o campeão Relâmpago McQueen enfrentando seus limites para concorrer com os novos carros. No dia 17, será exibido “Emoji, O Filme”, inspirados nas ilustrações de smartphones. O Cine Biblioteca continua com “Ernest & Celéstine”, no dia 24, animação francesa inspirada em contos da belga Gabrielle Vincent; e termina no dia 17 com “Meu Vizinho Totoro”, filme japonês do renomado Hayao Miyazaki.

Luciano observa que a atividade de cinema tem “segundas intenções”, porém buscando resultados positivos, uma vez que a programação atrai novos frequentadores ao espaço cultural. “Nessa época os pais estão de férias também e costumam ‘caçar’ lugares para levar as crianças. É uma forma de incentivar as visitas. Neste período, muitas carteirinhas são feitas, e o pessoal acaba até emprestando livros”.

Em julho de 2017, foi realizado na Biblioteca de Americana um projeto de contação de histórias semanal, em parceria com a Editora Adonis. A iniciativa, criada por meio do projeto “Muito Mais Histórias Para Você”, também conquistou elogios do público e por isso será retomada nestas férias, com programação às sextas-feiras. Dois contadores realizarão as atividades, sempre gratuitas, com histórias que visam atender ao público infantojuvenil.

ACONTECE: As sessões do Cine Biblioteca ocorrem às quartas, às 14h, e as contações de histórias às sextas, às 15h. As atividades são gratuitas. A Biblioteca Municipal fica na Praça Comendador Muller, Centro. Informações no 3461-9157.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter