Vândalos danificam a Casa do Conto em Americana

Sede do projeto de contação de histórias no bairro Carioba está desativada há um ano e meio e foi danificada pela primeira vez em 14 anos


A interrupção das atividades da Casa do Conto de Americana, espaço voltado para contação de histórias no bairro Carioba, já rende ‘maus frutos’ para o espaço. Na madrugada desta quarta-feira (11), o espaço foi vandalizado. Uma janela foi arrancada e uma porta também foi danificada. Além disso, foram levados alguns alimentos que se encontravam no local.

A Casa do Conto é um órgão da secretaria de Educação e está desativado há um ano e meio. A justificativa para o fechamento foi a falta de opções de transporte dos alunos da rede pública ao local.

“Estou de férias, mas fui lá hoje (quarta). A empresa de segurança me ligou dizendo que haviam tirado a janela, arrancaram o vidro e entraram lá. Eram 5h da manhã”, contou a coordenadora da Casa do Conto, a educadora Cristina Lazaretti.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Ação de vândalos deixou marcas no prédio da Casa do Conto

“É inadmissível um lugar estar abandonado. Se você for lá, dá vontade de chorar!”, lamenta. Segundo ela, essa foi a primeira vez que o espaço foi vandalizado. “Antes de terminar o ano, em dezembro, um ‘cara’ entrou lá, mas eu acionei a segurança e ele saiu, nem arrombou, nem entrou na casa. Este é o primeiro arrombamento em 14 anos”, conta.

Quinta solidária

Por coincidência, Cristina tinha uma reunião também na manhã de quarta-feira com o vereador Wellington Rezende (PRP), para falar sobre o evento “Quinta Solidária”, que será realizado hoje em prol do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.

“Aproveitei a ocasião e conversei com ele sobre a Casa do Conto, e ele se manifestou a meu favor. Mas não vim procurá-lo por conta disso”, ressaltou a coordenadora do espaço cultural. Em divulgação, Rezende afirmou que questionará a Prefeitura de Americana, por meio de requerimento, sobre o futuro da Casa do Conto.

Foto:
Casa do Conto é um órgão da secretaria de Educação e está desativado há um ano e meio

Ele irá propor uma parceria com as secretarias da Educação e Cultura a fim de dar prosseguimento às atividades. O projeto também estuda parcerias com pessoas físicas e empresas.

Mesmo com o incidente, a secretaria de Educação não definiu nenhuma ação de urgência para preservação do local. A reportagem questionou a pasta sobre o acontecimento, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Cristina enfatiza que a janela e a porta danificada não são os únicos problemas do espaço. “Tem bastante lugar que tem umidade, goteira, a porta está danificada, úmida e oca, porque está há muito tempo sem uso, sem manutenção. É muito complicada a situação do espaço”, completa.

Na ocasião da interrupção das atividades na Casa do Conto, a secretária de Educação de Americana, Juçara Noveli, declarou que a decisão foi motivada somente pela dificuldade no descolamento das crianças da rede municipal, pela falta de ônibus para o transporte escolar, que está em processo de contratação de uma nova empresa.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter