Reservatório de água ganha intervenção de arte em Hortolândia

Artista Kranium realizou o projeto em parceria com a empresa de água na Avenida Minas Gerais durante esta semana


O grafiteiro Leandro Ferreira dos Santos, conhecido no segmento de arte urbana por Kranium, inaugurou nesta semana um projeto artístico em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de Hortolândia. Ele realizou uma obra em um reservatório da cidade, que possui 75 metros de diâmetro e cinco metros de altura.

A iniciativa visa incentivar o uso do grafite como ferramenta de transformação, cultura e arte no município. “A ideia é mostrar que o grafite é uma forma de expressão artística e não apenas uma solução para a pichação”, observa Kranium. A obra pode ser conferida na Avenida Minas Gerais, no Jardim Santiago.

Foto: Divulgação
Dois pássaros de múltiplas cores estão em destaque no local, dando mais cor à paisagem

O artista também explica o conceito que inspirou a obra, que retrata um peixe colorido de 12×4 metros e dois pássaros, de 20×4 metros. “A proposta é mostrar que água é vida, por isso usei a simbologia com os animas que remetem a essa ideia. As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da água, saneamento básico e meio ambiente e cuidar desse bem para as próximas gerações”.

Mas a parceria de Kranium com a Sabesp de Hortolândia não é de hoje. Tudo começo em 2012, quando o artista foi convidado a grafitar alguns reservatórios da empresa. Em 2013, ele coordenou a grafitagem de todo o muro da ETA, (Estação de Tratamento de Água), que contou com mais de 60 grafiteiros. A ação integrou o projeto “Vida, Cor e Esperança”. O muro, com 600 metros, tornou-se o maior mural de grafite do interior paulista.

Nesse período, também realizou uma oficina sobre o tema para crianças no bairro, projeto que durou cerca de seis meses. No começo de 2017, Kranium foi convidado mais uma vez pela Sabesp para criar uma obra para um reservatório vertical de 14 metros de altura.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!