Americana e SB abrem exposição com artistas independentes

Artistas autodidatas expõem na Biblioteca de Americana e na Câmara de S.Bárbara, locais que estão entre os poucos que abrem espaço para novos talentos


Artistas autodidatas ocupam espaços públicos da região nesta semana, com exposições de suas pinturas, que seguem abertas até o fim do mês, e que podem ser conferidas com entrada gratuita. Na Biblioteca Municipal de Americana, ocorre a mostra “Sentimentalidades”, de Richard Renê Gonçalves. E na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste está exposta a mostra “Galeria de Retratos”, desenvolvida por Marcelo Henrique da Rocha Santos.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Sentimentalidades

“Sentimentalidades” traz um olhar artístico e reflexivo sobre o sentimento humano ante a perplexidade da existência, conforme explica o artista na apresentação de sua mostra. A maioria das obras foram realizadas em acrílico sobre papel Paraná. Richard Renê Gonçalves é natural de São Paulo, e atualmente está radicado em Santa Bárbara d’Oeste. Ele demostrou interesse pela arte desde a infância, destacando-se com suas ilustrações de personagens de desenhos animados ainda na escola primária.

Na adolescência, foi influenciado pelo grafite e a cultura hip-hop, muito presentes no bairro onde cresceu, em Perus, na capital paulista. Aos 20 anos, conheceu a obra de Candido Portinari, ao visitar no Museu da América Latina a exposição “Guerra e Paz”. A visita foi primordial para adotar o estilo artístico que mantém hoje, que apresenta características do movimento expressionista, que inclui pintores como Edvard Munch.

Foto: Câmara de S.Bárbara / Divulgação
Galeria de Retratos

Natural de Acailândia, no Maranhão, o artista Marcelo Henrique da Rocha Santos veio com a família para Santa Bárbara d’Oeste na adolescência. Foi neste período da vida que ele começou a desenha como hobby, e aos poucos desenvolveu as habilidades artísticas de forma autodidata. Agora, ele apresenta “Galeria de Retratos” na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Na exposição, o público poderá conferir diversas facetas do talento de Santos. São apresentados mangás, no estilo das histórias em quadrinhos japonesas, e também retratos realistas, com diversos tipos de traços. Atualmente, além de manter sua carreira artística, Marcelo atua como voluntário na Escola Estadual Coronel Luiz Alves, no projeto Escola da Família, ensinando crianças de sete até
16 anos a desenharem.

Confira os endereços e os horários para visitação das exposições

“Sentimentalidades”
A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 28 de fevereiro (com exceção dos feriados). A Biblioteca Municipal de Americana fica na Praça Comendador Muller, 172, Centro. Informações pelo telefone 3461-9157.

“Galeria de Retratos”
As obras de Marcelo Henrique da Rocha Santos podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 28 de fevereiro. A Câmara Municipal de Santa Bárbara fica na Rodovia SP-306, 1.001, Jardim Dona Margarida. Informações pelo telefone 3459-8900.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!