Estudantes realizam mostra sobre arte contemporânea

Casa de Cultura Hermann Müller recebe obras de alunos de escola estadual da região


Tão importante quanto visitar museus e exposições de arte é mostrar o seu trabalho. Cada vez mais, centros culturais da região estão abertos a receber obras não só realizadas por profissionais, mas também por amantes das artes e por alunos interessados nesse segmento. ,

Pensando nisso, a Casa de Cultura Hermann Müller abriu suas portas para receber a mostra “Desafios da Arte Contemporânea em Sala de Aula”, que começou nesta segunda-feira (29), e segue até o próximo dia 31 de março. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A exposição é resultado do trabalho desenvolvido com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Martinho Rubens Belluco, que atende aos moradores da Praia Azul e Jardim do Lago. Ela contempla quatro eixos criativos, baseados na História da Arte, desde o estudo do período do Renascimento aos dias atuais. Segundo a professora responsável pela exposição, Elizabete Pazeto, o trabalho mobilizou os alunos em processos colaborativos e criativos, estimulando conhecimentos, e plantando sementes maiores do que o próprio aprendizado.

“Vimos florescer o interesse e o cuidado pelas produções, antes relegadas a um ‘papel amassado que se descarta na primeira oportunidade’. Vimos florescer a atenção às harmonias de cor e forma e dos processos compositivos”, explica a professora na abertura da mostra.

Em entrevista ao LIBERAL, ela contou que o acervo, composto por cerca de 50 itens, foi exposto pela primeira vez no fim do ano passado. “A equipe da Diretoria de Ensino esteve aqui na escola durante a nossa Semana Cultural, e disse que os trabalhos estavam muito bons, por isso os levaram para exposição na sua sede”, lembra.

Em seguida, surgiu a oportunidade de apresentar o acervo da Casa de Cultura Herman Müller. “Foram muitos desafios, realmente, para chegarmos nessas imagens. Desenvolvemos uma técnica para trabalhar os vários períodos da história da arte, para poder olhar para o passado, mas com um olhar do presente”, observa a educadora.

Foto: Arquivo / O Liberal
Exposição estará aberta até o dia 31 de março

Abertura

Ela contou que os alunos ficaram felizes com a ideia de ver sua exposição “criando asas” pela cidade. No último sábado, a mostra foi aberta somente para os artistas e familiares, e a chuva que afligiu o espaço não levou embora o ânimo dos estudantes.

“O maior objetivo dessa mostra é trazer os pais para perto dos filhos, para reconhecerem que seus filhos também têm talento. É um trabalho que não só o resultado final das imagens importa, mas há também um trabalho de melhora da autoestima, focado nas relações humanas”, conclui. Em breve, a equipe estudantil tem planos de levar a mostra para a Biblioteca Municipal Professora Jandyra Basseto Pântano, em Americana.