Secretário de Mobilidade de Sumaré terá de se explicar

José Aparecido Ribeiro Marin será convocado para depor à CEI que investiga contrato entre a prefeitura e a empresa responsável transporte público


O secretário de Mobilidade Urbana e Rural, José Aparecido Ribeiro Marin, será convocado para depor à CEI (Comissão Especial de Inquérito) criada para investigar o contrato entre a Prefeitura de Sumaré e a empresa responsável pelo serviço de transporte público coletivo no município, prestado pela empresa Ouro Verde.

A convocação foi aprovada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira. Também será convocado o gerente responsável pelas linhas urbanas e suburbanas.

Na reunião, a comissão recebeu, para prestar esclarecimentos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luciano Massao, e os conselheiros Odete Maria Gomes e Darci Ferreira da Fonseca.

Foto: Câmara de Sumaré / Divulgação
Membros da CEI se reuniram nesta sexta-feira para levantar informações

Ele afirmou que recebe inúmeras reclamações informais sobre o desrespeito dos motoristas e cobradores de ônibus aos idosos e falou sobre o assunto durante reunião com os outros conselheiros. Alguns ofícios são encaminhados à Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, sem retorno.

“A lei determina reserva de 10% dos assentos do veículo para os idosos. No entanto, esses mesmos assentos são reservados a gestantes e pessoas com crianças de colo. Logo, não são vagas destinadas apenas aos idosos. Seria importante criar uma lei aumentando essa porcentagem”, diz Massao.

Com o transporte complementar, a dificuldade dos idosos seria ainda maior, segundo relato dos conselheiros. “Eles param menos ainda que os motoristas de ônibus da empresa Ouro Verde. Eles dizem que só tem dois assentos reservados para idosos porque o veículo é menor e que não podem deixar o idoso em pé”, comentou Darci.

A reclamação mais comum dos idosos é sobre o desrespeito dos motoristas que, na maioria das vezes, não param quando o idoso está sozinho no ponto, segundo relato dos conselheiros.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter