Reforma em estação de água beneficia 80 mil em Sumaré

Obra melhorar a qualidade da água, motivo frequente de queixas por parte da população, e deve ser concluída em três meses


Foto: BRK Ambiental / Divulgação
Estação trata diariamente cerca de 350 litros de água por segundo

Uma reforma na ETA (Estação de Tratamento de Água) I, na Vila Menuzzo, em Sumaré, deve beneficiar 80 mil moradores. A concessionária responsável pelo saneamento básico, a BRK Ambiental, vai reparar os cinco filtros do sistema, que retém as impurezas e partículas presentes na água bruta. Isso deve melhorar a qualidade da água, motivo frequente de queixas por parte da população. A obra deve ser concluída em três meses.

Esta ETA abastece 30% da população de Sumaré. Com a reforma, o processo de filtrar a água será mais eficiente, alcançando os parâmetros da qualidade do recurso hídrico segundo o que é determinado pela legislação federal.

Além disso, a própria quantidade de água disponível para os reservatórios deve aumentar, já que o volume necessário para a lavagem dos filtros irá diminuir. “A filtração é uma das etapas do tratamento convencional de água. Os filtros são uma espécie de barreira que retém impurezas e partículas presentes na água. Trata-se de etapa fundamental para garantir que a água atinja os padrões de potabilidade”, afirmou o diretor da BRK, Tadeu Ramos.

“Essa reforma favorecerá também o abastecimento de toda a região central, uma vez que aumentará a quantidade de água disponível para ser destinada aos reservatórios e para as redes de distribuição”, finalizou. No total, 77 bairros da região central serão beneficiados pela intervenção.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter