Sumaré intensifica busca ativa de casos de tuberculose

Pessoas que apresentem tosse com expectoração, principal sintoma da doença, devem procurar as unidades de saúde do município


A segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose em Sumaré segue até o próximo dia 20. Pessoas que apresentem tosse com expectoração, principal sintoma da doença, devem procurar as unidades de saúde do município. Na primeira etapa, que aconteceu em julho desse ano, 82 exames foram realizados.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem o objetivo de diagnosticar precocemente e prevenir a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, fazendo com que os pacientes demorem a procurar ajuda médica e tenham o estado de saúde agravado.

Foto: Divulgação
Doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, fazendo com que os pacientes demorem a procurar ajuda médica

A orientação é que toda pessoa que apresente tosse com expectoração, ou secreção, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realização de exame e diagnóstico, independente de quanto tempo esteja com tosse. No caso de empresas, Centro de Ressocialização, Casa de Apoio ou Abrigo, o exame deverá ser previamente agendado.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O tratamento é feito a base de medicação distribuída gratuitamente pelo sistema de saúde.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter