Incêndio em mata ao lado da Avenida Soma é controlado pelos Bombeiros e Defesa Civil

Duas bicicletas foram consumidas pelo fogo, e carros precisaram ter os vidros quebrados para serem afastados das chamas a tempo


O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré e a Defesa Civil atenderam a uma ocorrência de incêndio na mata ao lado da Avenida Soma, região de Nova Veneza, nesta quarta-feira (9). Duas bicicletas foram consumidas pelo fogo, porém os carros que estavam no local foram retirados a tempo. Não houve vítimas.

O incêndio, de média proporção, teve início por volta das 17h30. A Defesa Civil interditou a via e acionou o Corpo de Bombeiros, que controlou o fogo com o uso de abafadores e o caminhão auto bomba. Havia veículos parados nas proximidades das chamas, cujos motoristas não foram encontrados e houve a necessidade de quebrar os vidros para que os carros fossem removidos – evitando o risco de explosões, que ainda poderia ser agravado pela existência de um posto de combustíveis há alguns metros.

Segundo o Corpo de Bombeiros Municipal, devido a baixa umidade do ar, pequenos focos podem tornar-se grandes incêndios, provocando a destruição de áreas verdes e trazendo riscos à saúde dos moradores. “Especialmente nessa época de estiagem, é importante não atear fogo em lixo ou terrenos baldios, não lançar bitucas de cigarros pela janela dos carros ou próximo a vegetações secas, não soltar fogos de artifícios ou balões, e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 caso perceba algum foco de incêndio”, orientou o comandante Mario Bertolo.

Segundo a Lei Federal 9.605/98 (Lei Ambiental), provocar incêndio em mata ou floresta é crime, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa (se o crime for culposo – sem intenção –, a pena é detenção de seis meses a um ano, e multa).

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter