Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal vai até 19 de maio

Moradores de Sumaré que procurarem pela dose da vacina contra a gripe poderão realizar exames clínicos dos tecidos da boca


Aproveitando a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2017, o departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Sumaré está realizando até o dia 19 de maio a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, oferecendo exames aos cidadãos sumareenses que procurarem pela dose da vacina nas unidades de saúde.

“Muitas pessoas passam anos sem ir ao dentista e esta é uma oportunidade de serem avaliados. É importante destacar que os próprios servidores das unidades básicas de saúde estão envolvidos na ação, em parceria com a equipe de saúde bucal, num esforço de examinar o maior número possível de usuários”, explicou a gerente de Apoio à Gestão de Saúde Bucal, Cristina Slateff Baldini.

Foto: Imprensa/Divulgação
Indivíduos que associam uso de cigarros e bebidas alcoólicas tem maior risco de desenvolverem câncer bucal

Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são: tabagismo, etilismo, infecções por HPV e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio). Estudos ainda mostram um risco muito maior de desenvolvimento de câncer bucal em indivíduos fazem uso de cigarros adicionados às bebidas alcoólicas.

Liberal Motors – BC

“A melhor forma de diminuir a incidência dessa doença é controlar os fatores de risco e, para reduzir a mortalidade, é necessário que haja diagnóstico precoce, por meio do exame clínico dos tecidos da boca. Este exame é realizado obrigatoriamente por um profissional de saúde capacitado e permite identificar tanto lesões potencialmente malignas quanto o câncer em estágios iniciais, possibilitando um tratamento menos agressivo e o aumento da sobrevida”, completou Cristina.