Zera Fila inicia 2ª rodada de testes em Santa Bárbara

Previsão é que 150 pessoas sejam atendidas em tenda que promete acabar com a espera por exames; ação será em oftalmologia


Em uma segunda rodada de testes, a unidade intensiva Zera Fila, montada ao lado do Terminal Urbano de Santa Bárbara d’Oeste, abrirá nesta quarta-feira em regime especial para o atendimento oftalmológico. De acordo com a ONG (Organização Não Governamental) que está gerindo o espaço, o Cies Global, mais de 150 pessoas devem passar por consulta ao longo do dia, principalmente para tratamento de catarata. A previsão é que os serviços que também incluirão colonoscopia, endoscopia, ultrassom e eletroneuromiografia comecem ininterruptamente a partir da terça-feira da semana que vem.

Na véspera do feriado de Independência a tenda já havia aberto pontualmente para o primeiro teste. Mais de 30 pessoas que aguardavam há anos a cirurgia vascular pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foram convocadas para uma nova avaliação. Na ocasião a prefeitura informou que o fluxo de atendimentos realizados embasaria o cronograma dos próximos serviços.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Na véspera do ferido de Independência, a tenda já havia aberto pontualmente para o primeiro teste

Contando com quatro consultórios e um centro cirúrgico independente, a unidade intensiva é a aposta da gestão Denis Andia (PV) para realizar mais de 8 mil procedimentos médicos em atraso na rede pública. A contratação da ONG cobrirá R$ 1,2 milhão em atendimentos tabelados a partir do padrão do sistema único.

A assessoria de imprensa do Executivo, que chegou a confirmar a inauguração do espaço para este dia 12, disse que foi necessário reprogramar as atividades, mas garantiu que os atendimentos não devem ser afetados. Não foram explicados os motivos de adiamento da inauguração. Além de exames e de cirurgias de catarata, a prefeitura também promete operações no mesmo local para varizes. “A Secretaria de Saúde informa que na Unidade Intensiva serão realizadas consultas pré-operatórias e pequenas cirurgias, além de vários tipos de exames”.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter