UBSs devem estar prontas até abril em Santa Bárbara

Unidades do Planalto do Sol 2 e do Jardim Dona Regina estavam em estado de abandono, com problemas como mato alto e danos estruturais


As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Planalto do Sol 2 e do Jardim Dona Regina entrarão em funcionamento em março e abril, respectivamente, conforme resposta da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste a um requerimento do vereador José Luiz Fornasari, o Joi (SDD). No documento, o Executivo aponta que, neste ano, também deve inaugurar uma UBS na região da Vila Grego e do Residencial Furlan, além de outra no Conjunto Habitacional Roberto Romano e do Jardim Laudissi.

Em 7 de janeiro, o LIBERAL noticiou que as unidades do Planalto do Sol e da Dona Regina estavam em estado de abandono, com problemas como mato alto, falta de cadeado em portão e danos estruturais. As obras, no entanto, já haviam terminado.

Foto: Arquivo / O Liberal
Unidade estava abandonada e deve ficar pronta no mês de abril

“Os últimos procedimentos são realizados pela Secretaria de Saúde, com instalação de mobiliários, entre outros serviços, para que tais unidades abram suas portas”, informou a administração, em nota, nesta quarta-feira.

Em princípio, a previsão para entrega da UBS da Dona Regina era março de 2014, enquanto a inauguração do posto do Planalto do Sol deveria ser realizada em fevereiro de 2015. As duas obras, juntas, custaram R$ 2,1 milhões aos cofres públicos, entre recursos municipais e federais.

De acordo com a prefeitura, as outras duas UBSs ainda estão em construção, assim como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do Jardim Fernando Mollon. “Estes três prédios e a nova UBS do São Francisco 2, que terá sua construção iniciada em breve, totalizam um investimento de cerca de R$ 10 milhões”, comunicou. A verba foi intermediada pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O requerimento que rendeu essas informações é do dia 15 de janeiro. Joi disse que elaborou o documento motivado por questionamentos de moradores. “Se a prefeitura cumprir esse cronograma será um ganho enorme para a população, que terá mais quatro UBSs à disposição”, afirmou. O Executivo respondeu ao vereador na última segunda-feira, por meio de ofício assinado pelo secretário de Governo, Rodrigo Maiello.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!