Santa Bárbara registra primeiro caso de H3N2

Paciente de 19 anos ficou internada no Hospital Santa Bárbara na primeira quinzena de maio com tosse e desconforto respiratório


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste registrou o primeiro caso confirmado de gripe pelo subtipo H3N2. A paciente, uma jovem de 19 anos, recebeu alta e passa bem. Além disso, a assessoria de imprensa de Taubaté informou que a moradora de Americana que morreu naquele município em março estava contaminada com esse mesmo subtipo da Influenza A, descartando, assim, a suspeita de gripe suína (H1N1).

A paciente barbarense ficou internada no Hospital Santa Bárbara na primeira quinzena de maio com tosse e desconforto respiratório. O exame laboratorial chegou nesta sexta-feira à Secretaria de Saúde do município. A mulher é moradora da região da Cidade Nova.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação
Campanha contra gripe será realizada até o dia 26 e Santa Bárbara terá hoje uma ação específica

A prefeitura vai realizar uma ação neste sábado para intensificar a campanha de vacinação contra gripe. O Teatro Municipal “Manoel Lyra” estará aplicando doses das 16h30 às 20 horas. O Tenda Atacado vai oferecer a vacina das 8 às 13 horas, e o Tivoli Shopping das 10 às 17 horas.

Liberal Motors – BC

Até agora, a cobertura vacinal dos públicos-alvo foi de 56% em Santa Bárbara d’Oeste – a meta é alcançar 90%. Os grupos com menor índice de vacinação no município são gestantes (40,3%) e crianças (37,5%).

Morte

A Secretaria de Saúde de Americana informou que uma moradora do Jardim Mirandola morreu em Taubaté contaminada pela Influenza A, após passar 30 dias no município. A paciente tinha 58 anos, era diabética e portadora de pressão alta, quadros que podem aumentar o risco de complicações da doença.

Até quinta-feira, não havia informações sobre o subtipo da gripe que havia causado a morte da paciente, mas nesta sexta-feira, Taubaté confirmou que se trata de um caso de H3N2.

O otorrinolaringologista Rogério Panhoca alertou que esse tipo da doença pode apresentar complicações, principalmente, em pessoas idosas. A vacina oferecida na rede pública protege contra três subtipos do vírus da gripe – o H1N1, causador da gripe suína, o H3N2 e o Influenza B.A campanha segue até o dia 26 de maio.