Santa Bárbara recebe Brinquedoteka com jogos clássicos gigantes

Atração gratuita terá versões enormes de brinquedos que marcaram gerações, como Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai-não-Cai e Pula Pirata


Foto: Divulgação
Exposição interativa chega ao Tivoli Shopping neste sábado (1) e permanece durante as férias escolares

Já pensou em mergulhar no túnel do tempo para relembrar alguns dos brinquedos mais clássicos da década de 1980? Agora, imagine esses brinquedos de tamanho gigante e funcionando perfeitamente, como os originais? Essa é a proposta da exposição interativa Brinquedoteka, que chega ao Tivoli Shopping neste sábado (1).

A atração gratuita, que ficará na entrada A e é destinada para todas as idades, reúne brinquedos gigantes, de cerca de dois metros de altura, de jogos clássicos das décadas de 1980 e 1990, como Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai-não-Cai e Pula Pirata.

No espaço, também haverá dois módulos, onde estarão os quatro videogames que marcaram época: Atari, Mega-Drive, Super Nintendo, Master System, todos prontos para serem jogados em televisores de 32 polegadas. O público poderá se divertir com jogos consagrados, como Pacman, Sonic e Super Mario Bros.

“A ideia é despertar a nostalgia dos pais que viveram a época e proporcionar momentos de diversão aos filhos, que terão a oportunidade de conhecer e brincar com jogos que fizeram parte da infância deles”, destaca a coordenadora de marketing do shopping, Paula Funichello.

Foto: Divulgação
Atração gratuita reúne brinquedos gigantes, de cerca de dois metros de altura, de jogos clássicos das décadas de 1980 e 1990

GENIUS
O desafio é pensar rápido e repetir as sequências de luzes e sons produzidos pelo Genius. O brinquedo busca estimular a memorização de cores e sons. Com um formato semelhante a um ovni, possui botões coloridos que emitem sons harmônicos e se iluminam em sequência. Cabe aos jogadores repetir sem errar as sequências, que vão aumentando o grau de dificuldade a cada passo. No Brinquedoteka terá um Mega-Genius com dois metros de diâmetro para ser jogado em equipes de quatro pessoas por vez!

AQUAPLAY
O objetivo do jogo é fazer cestas com a pequena bola de basquete, que fica dentro de um ambiente coberto com água, usando apenas os botões frontais. O brinquedo é formado por um pequeno recipiente, em plástico transparente, cheio com água e vedado. Um botão (ou dois, de acordo com o modelo) na base aciona um mecanismo, a fim de fazer a tarefa do jogo. Por exemplo, um golfinho que deveria encaixar todas as argolas em um espeto, ou ainda, uma bola de basquetebol que deveria passar dentro da cesta. Na Brinquedoteka, terá um Mega-Aquaplay com dois metros de altura e objetivo é acertar a bola da cesta!

FUTEBOL DE PINOS
Futebol de pino (ou de pregos) é um jogo no qual, em uma tábua de madeira imitando um campo de futebol, pinos ou pregos retratam os times adversários em cada metade do campo. Na Brinquedoteka haverá um Mega Futebol de Pinos, no qual os jogadores se colocam dentro do campo e usam os pés para lançar uma bola de verdade na direção do gol adversário. O futebol de pino pode ser jogado em duplas sendo que cada vez um jogador faz a sua jogada. O jogo pode terminar com dois gols ou mais.

CAI – NÃO – CAI
O objetivo do jogo é remover as varetas do cilindro sem derrubar as bolas, quem derrubar menos bolinhas ganha. O jogo é composto de um cilindro de acrílico, no meio do tubo há diversos furos, em que são colocadas as varetas. Por cima das varetas são colocadas as bolas. Os jogadores vão retirando as varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo. Na Brinquedoteka haverá um Cai-Não-Cai com dois metros de altura, e as varetas com dois metros de comprimento cada.

PULA PIRATA
O jogo é composto de uma espécie de barril – com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata- e de espadas de plástico. Os furos das laterais são utilizados pelos jogadores que vão colocando as espadas nos furos. O objetivo do jogo é não deixar o pirata pular para fora do barril. Um dos furos de forma aleatória aciona um mecanismo que ‘’expulsa’’ o pirata do barril. Caso o jogador, ao colocar a espada no furo, ocasione o salto do pirata para fora do barril, o mesmo será eliminado do jogo e a rodada é reiniciada.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!