Projetos passam por pré-seleção no Ministério das Cidades

Se as propostas estiverem na lista de seleção final, o município poderá receber, por meio de financiamento, verba para aplicação na área de mobilidade


Seis projetos da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foram pré-selecionados pelo Ministério das Cidades no programa Avançar Cidades. Se as propostas estiverem na lista de seleção final, o município poderá receber, por meio de financiamento, verba para aplicação na área de mobilidade urbana. A Administração informou que os planos englobam todo tipo de obra viária.

A prefeitura já havia anunciado, em junho do ano passado, que encaminharia os projetos à União. Na época, o LIBERAL informou que a prefeitura tentaria levantar entre R$ 40 milhões e R$ 60 milhões junto ao governo federal. Na última semana, a Administração comunicou que as propostas abordam questões como acessibilidade, sinalização, pavimentação e ciclofaixas. Agora, a prefeitura precisa entregar à Caixa Econômica Federal os documentos necessários para análise de risco de crédito. O Executivo informou que os trâmites estão em andamento.

Segundo a União, a definição dos valores e do local das obras ocorrerá somente na divulgação da seleção final. Questionados pela reportagem, o Ministério das Cidades e a prefeitura não informaram o conteúdo dos projetos. O Executivo apontou que, por se tratar apenas de uma pré-seleção, vai esperar a lista final para revelar quais foram as propostas.

Os projetos de Santa Bárbara d’Oeste integram a terceira lista de propostas do Grupo 1, formado por municípios com população de até 250 mil habitantes. Divulgada pela União em 12 de janeiro, a terceira lista contempla 73 cidades, com 87 projetos. Os recursos do Avançar Cidades são oriundos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!