Prefeitura encerra campanha ‘Fique Sabendo’ com evento

O objetivo é estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico precoce do HIV e Sífilis, por meio da conscientização e combate ao preconcei


Com o tema “Somos Todos Iguais na Diferença. Diga não à discriminação!”, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a Cia Paulista de Artes e Catarsis Produções, promove nesta quinta-feira (1), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, um evento alusivo a Campanha “Fique Sabendo”. A iniciativa será realizada na Praça Coronel Luiz Alves (Central), das 10 às 14 horas.

Foto: Divulgação/Imprensa
Haverá também a realização de testes rápidos das 9h às 15h no novo Centro Médico de Especialidades

O objetivo é estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico precoce do HIV e Sífilis, por meio da conscientização e combate ao preconceito. A campanha estadual “Fique Sabendo” teve início no dia 25 de novembro e segue até esta quinta-feira, 1° de dezembro, que lembra o dia mundial de luta contra a Aids.

Serão montados vários stands, onde a população poderá obter informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e participar escrevendo mensagens para pendurar na árvore da vida, ler ou escrever poesias, receber orientações sobre a testagem do HIV e Sífilis e receber preservativos e material educativo, que serão distribuídos gratuitamente. Por meio de recados bem humorados, música e muita descontração, os atores da Cia Paulista de Artes percorreram, no último sábado (26), ruas e avenidas da cidade em um caminhão trio elétrico, divulgando a iniciativa e o evento, que marca o encerramento oficial da Campanha “Fique Sabendo”.

Entre as ações desta quinta, haverá também a realização de testes rápidos das 9h às 15h no novo Centro Médico de Especialidades, localizado na Rua Graça Martins, 45, Centro. Segundo o AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas) já foram realizados 142 testes desde o início da campanha. “Até o momento estamos satisfeitos com o número de testes realizados. Vale ressaltar que os testes são oferecidos à população durante todo o ano, e não apenas durante a Campanha Fique Sabendo, portanto qualquer pessoa que queira fazê-los em qualquer outro dia pode procurar o AMDIC”, explicou a coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais de Santa Bárbara, Renata Poletto Bandeira de Moura.

O AMDIC está situado na Avenida Sábato Ronsini, nº 203, na Vila Linópolis. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (19) 3454-8466, (19) 3455-2490 ou pelo DISK AIDS: 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.