Seade lança app com dados das cidades do Estado

Ferramenta reúne 52 tipos de informações sobre temas como habitação, educação, economia, saúde e a população


Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Aplicativo disponibiliza uma série de filtros
e acesso aos dados das cidades do Estado de São Paulo

A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) lançou um aplicativo para celular que permite ao cidadão conhecer melhor o município onde mora. Informações como renda per capita da cidade, taxa de mortalidade infantil ou ainda, índice de envelhecimento dos moradores, estão agora ao alcance das mãos. O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas iOS (iPhone) e Android.

A ferramenta reúne 52 tipos de informações sobre temas como habitação, educação, economia, saúde, população (nascimentos, óbitos, casamentos), história dos municípios (aniversário, padroeiro, etc) e nome dos prefeitos e presidentes das câmaras municipais.

De fácil acesso, o APP Perfil dos Municípios Paulistas apresenta dados por cidades, regiões metropolitanas, regiões administrativas, regiões de governo, aglomerações urbanas e distritos da capital. Os indicadores são apresentados em forma de gráfico para facilitar o entendimento da evolução dos resultados.

Liberal Motors – BC

A plataforma digital integra o projeto Governo Aberto, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo de disponibilizar, via internet, documentos, informações e dados governamentais de domínio público para livre utilização pela sociedade.

A ferramenta é bastante simples de ser usada, mesmo com um volume enorme de informações. Há uma série de filtros e possibilidades de acesso aos dados. Para saber, por exemplo, qual o número de moradores com menos de 15 anos na cidade de Americana ou outro município da RPT (Região do Polo Têxtil), o cidadão deve clicar na subseção “Território e População”. Mas se pretende consultar a taxa de mortalidade da população de 60 anos ou mais, deve procurar na subseção “Estatísticas Vitais e Saúde”.

A Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, é um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas nas áreas socioeconômicas e demográficas. Para isso, realiza pesquisas domiciliares e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo um amplo acervo de diferentes aspectos do Estado, suas regiões e seus 645 municípios.