Economia de energia abasteceria Americana por 12 dias

Horário de Verão tem início à zero hora do próximo domingo, com encerramento no dia 18 de fevereiro; economia vem sendo alvo de polêmicas


O Horário de Verão tem início à zero hora do próximo domingo, com encerramento no dia 18 de fevereiro. A CPFL Energia divulgou uma previsão de que devem ser economizados 41,3 mil MWh nas 234 cidades do Interior de São Paulo atendidas pela distribuidora. Esse volume seria suficiente para abastecer uma cidade como Americana por 12 dias.

A economia de energia alcançada com o Horário de Verão vem sendo alvo de polêmicas. O governo federal chegou a anunciar uma enquete para sua manutenção, já que estudos concluíram que ele não proporciona economia de energia. O presidente Michel Temer (PMDB) voltou atrás e deixou a votação para o ano que vem.

Foto: Dener Chimeli / O Liberal
Horário de verão começa neste domingo

A CPFL, contudo, estima que durante os 126 dias de duração, o horário deve proporcionar uma economia capaz de abastecer 17,2 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 kWh. “Normalmente, as pessoas começam a chegar em suas casas a partir das 6 da tarde, sendo que uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais.

No período do Horário de Verão, com o adiantamento dos relógios em uma hora, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial já está reduzindo”, disse o diretor de Operações da Distribuição da CPFL Energia, Thiago Guth.

Ônibus

Por conta da mudança de horário, as linhas de ônibus metropolitanos que normalmente funcionam até a 1 hora vão operar até as 2 de sábado para domingo, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter