Crianças internadas em hospital de Campinas vão receber visitas de cães

Neste Dia das Crianças, os caninos vão alegrar a ala de internação pediátrica do Hospital Celso Pierro e ajudar na recuperação dos pacientes


Foto: Hospital Celso Pierro / Divulgação
Projeto utiliza cães terapeutas para ajudar na recuperação do paciente

As crianças internadas na ala pediátrica do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, vão receber uma visita especial na manhã desta quarta-feira, Dia das Crianças: os cães do Projeto Medicão irão alegrar os pacientes que estão recebendo tratamento na unidade de saúde – pratica realizada desde junho de 2009.

Segundo a infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Fernanda Scudeler, para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados a cada três meses. “Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais”, explica.

O projeto com cães terapeutas já atendeu mais de 2 mil crianças, além de adultos, profissionais e alunos. O animal é considerado um grande aliado no processo da recuperação do paciente. “Os cachorros, da mesma forma que os palhaços, ajudam a descaracterizar o ambiente hospitalar, que é hostil. Não faltam histórias de crianças internadas por longo tempo que só começaram a interagir com a ajuda dos cães terapeutas”, explica o gestor da pediatria e diretor clínico do Hospital, Nilton Crepaldi.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter