Chuvas de Verão provocam danos na região

Em Americana, várias árvores caíram, uma delas, em cima de um condomínio residencial; tempo seguirá instável


Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Árvore caída na Rua Vieira Bueno, no Centro de Americana

A chuva voltou a causar estragos na RPT (Região do Polo Têxtil) entre domingo e a madrugada desta segunda-feira. As Defesas Civis registraram pontos de alagamento, além de quedas de árvores. Uma delas caiu em um condomínio residencial em Americana. Na cidade, pelo menos quatro árvores caíram. O condomínio atingido por uma delas fica na Rua das Poncianas, no Jardim Glória. A queda provocou danos na grade de proteção e na telha da garagem. As outras árvores cederam caíram na Avenida Brasil e nas ruas Vieira Bueno e Dom Pedro II, respectivamente. Ainda em Americana, a Defesa Civil local constatou pontos de alagamento no Werner Plaas e na Rua Diogo de Farias, na Vila Cordenonsi.

Em Nova Odessa, um poste de energia elétrica chegou a ficar pendurado devido aos ventos. A Defesa Civil do município informou que a base da estrutura cedeu parcialmente e, assim, o poste ficou inclinado. No entanto, o problema foi corrigido ainda no domingo. De acordo com o órgão, a situação não prejudicou o fornecimento de energia elétrica, pois não houve danos à fiação.

Também em Nova Odessa, três árvores de pequeno porte desabaram, sendo duas na Terra Nova Residencial e uma próxima ao Instituto de Zootecnia, onde um alagamento permaneceu por cerca de uma hora. Em Sumaré, a chuva acarretou em alagamentos na Vila Diva, bairro da região do Matão, e no Jardim Conceição, situado na Nova Veneza.

PREVISÃO
O tempo de chuva pode perdurar até, pelo menos, domingo na região. Há 90% de chance de chuva entre esta terça e quarta-feira. A possibilidade cai para 7% na quinta-feira, mas já aumenta para 80% na sexta. No próximo fim de semana, a probabilidade é de 30%. As previsões são do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No fim de semana do Natal, a chuva também atingiu em cheio a RPT. Em Sumaré, o córrego do Jardim Maria Antônia transbordou após 44 milímetros de chuva ao longo do dia 25. Em Nova Odessa, 641 moradores ficaram sem energia elétrica na tarde do Natal.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter