Moradores são incentivados a ter calçada ecológica

Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa implanta o chamado 'Piloto de Floresta Urbana' no bairro Jardim dos Lagos


A Prefeitura de Nova Odessa implantou o “Piloto de Floresta Urbana” na avenida principal do Jardim dos Lagos, o loteamento mais recente da cidade. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a construtora AVT, com o intuito de incentivar os moradores a adotarem calçadas ecológicas em frente das residências.

O local escolhido foi a avenida que liga o Jardim dos Lagos aos bairros Monte das Oliveiras, Santa Rita 1 e 2, Campos Verdes e São Manoel. “Como é a ligação com a região mais populosa, dá muita visibilidade e incentiva também moradores de outros locais a ver o quanto fica bonito e faz bem ao meio ambiente”, ressalta a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Programa incentiva moradores a terem a chamada calçada ecológica em Nova Odessa

O principal conceito da calçada ecológica é permitir que apenas um trecho do passeio seja concretado, para os pedestres circularem, tendo as duas extremidades com grama plantada e árvores apropriadas. “Como é um bairro novo e terá novas edificações, estamos incentivando a implantação de calçada ecológica na frente das residências. Implantando desde o início é mais fácil”, acrescenta a diretora.

O projeto atende a diretiva de arborização urbana proposta pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “Arborização urbana é aquela adequada ao meio urbano, visando à melhoria da qualidade paisagística e ambiental, com o objetivo de recuperar aspectos da paisagem natural e urbana, além de atenuar os impactos decorrentes da urbanização”, conclui Fernanda.

“Por se tratar de uma região com intensa circulação de veículos e de pessoas, a complementação de arborização da área irá contribuir na qualidade de vida dos munícipes e na diminuição do impacto de poluição causada pelos veículos”, destaca o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

De acordo com o prefeito, que é também presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), a iniciativa deve ser expandida para outras localidades. “Esse projeto é exemplo a ser seguido pela população, uma vez que a calçada ecológica absorve a água da chuva e contribui com a recarga do lençol freático. É mais uma ação que beneficia os recursos hídricos e a natureza”, completa.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!