Clube da Melhor Idade recebe inscrições neste mês

Hidroginástica continua sendo a modalidade mais procurada, com cerca de 600 inscritos; inscrições começam nesta quinta-feira


Com aproximadamente 600 inscritos, a Hidroginástica continua sendo a modalidade mais procurada no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa. O local de atividades gratuitas para pessoas com 60 anos ou mais entrou em recesso no dia 22 de dezembro e retornará com as atividades um mês depois, em 22 de janeiro. A Secretaria do Clube volta a funcionar no dia 4 de janeiro e recebe novas matrículas para os interessados.

As atividades gratuitas oferecidas aos idosos novaodessenses param no recesso de fim de ano para a realização das manutenções necessárias no imóvel situado na Rua Heitor Penteado, 199, no Centro. “Nesse período estaremos fazendo novas matrículas para as atividades. Quem não conhece, pode nos procurar”, explica a coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi Barbosa.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Hidroginástica é a modalidade mais procurada no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa

Criado em 2013, o clube tem atualmente mais de 2.050 pessoas com 60 anos ou mais cadastradas e aptas a frequentar as atividades oferecidas no local: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Exercícios Funcionais e de Equilíbrio, além de Jogos de Mesa (Dama, Truco e Dominó) e grupos de trabalho com diabéticos e hipertensos.

O Pilates é também uma modalidade bastante procurada, com mais de 180 participantes. Em seguida aparecem o Grupo Viver Bem, com 80, e o Coral Melhor Idade, formado por cerca de 50 pessoas. Uma das mais recentes atividades disponibilizadas, a Papoterapia, já conta com 40 pessoas. São ainda 30 os praticantes de Dança de Salão e a mesma quantidade na Dança Coreografada.

Outra modalidade com 30 integrantes é o Grupo Equilíbrio, que atua na prevenção de quedas e fortalecimento corporal. Já o caratê (ou karatê-dô) tem 25 praticantes, além de 20 pessoas fazendo os Exercícios Funcionais e 10 no Judô. A procura grande pela Hidroginástica – mais de 600 – é porque atende a três grupos distintos que necessitam de cuidados diferentes: diabéticos, hipertensos e prevenção.

Vôlei Campeão

Um dos destaques do Clube da Melhor Idade é o Vôlei Adaptado, com cerca de 40 atletas atuando em parceria com a Secretaria de Esportes. A equipe novaodessense masculina é a atual bicampeã do Jori (Jogos Regionais do Idoso), competição organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, além de ter expressivos resultados na Copa Amigos do Esporte de Voleibol Adaptado da 3ª Idade.

“O governo do Prefeito (Benjamim) Bill (Vieira de Souza) tem como uma das prioridades absolutas o cuidado integral com a Melhor Idade”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Com diversas atividades de socialização e que trazem benefícios físicos, mentais e emocionais, o Clube da Melhor Idade é um equipamento público permanente na cidade”, completa.

No dia 28 de novembro, Nova Odessa recebeu o Selo Inicial Amigo do Idoso, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo funcionamento do Conselho Municipal do Idoso, atualização do cadastro de idosos no CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!