Apadano volta a oferecer audiometria e aulas de libras

A retomada da prestação dos serviços será possível por conta da reforma realizada por alunos do curso técnico em Logística da Etec de Nova Odessa


A Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) vai voltar a oferecer exames de audiometria, aulas de libras e informática à comunidade. A retomada da prestação dos serviços será possível por conta da reforma realizada por alunos do curso técnico em Logística da Etec de Nova Odessa, que construíram quatro salas na nova sede da entidade. Um evento de inauguração do espaço está marcado para o dia 10 de dezembro.

De acordo com o presidente da Apadano, Daniel Carlos Tavares, através do projeto dos estudantes da Etec, a obra, que estava orçada em R$ 88 mil, custou apenas R$ 4,8 mil. Os alunos buscaram doações de materiais de construção que estavam abandonados e realizaram rifas para custear a construção. Os serviços que voltarão a ser oferecidos pela Apadano devem ser retomados em janeiro do ano que vem.

Tavares estima que 300 pessoas sejam atendidas anualmente pela entidade. No ano passado, a Apadano realizou 146 audiometrias e ensinou libras a 60 pessoas. As turmas de informática, destinadas a pessoas com deficiências diversas, atenderão 25 pessoas. “Esse ano fizemos só o básico porque não tínhamos espaço. Doamos pilhas e prestamos assistência para aparelhos de audição. Quando havia a necessidade de audiometria, encaminhávamos para o consultório da médica voluntária da entidade”.

O projeto tem uma terceira fase, que prevê a reforma da cozinha e do banheiro, com instalação de azulejos, pisos, reboque do teto, telhados e demais acabamentos dos dois cômodos. Quem quiser ajudar pode entrar em contato através do apadano2014@gmail.com e pelo telefone 99757-8175.