Alunos aprendem a fazer horta orgânica urbana

Grupo de 15 alunos da Emefei Paulo Azenha, em Nova Odessa, aprendeu a fazer uma horta orgânica urbana com uso de garrafas pet


Um grupo de 15 alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Paulo Azenha, em Nova Odessa, participou na manhã desta quarta-feira (14) de um projeto Educação Ambiental. Na ocasião, eles aprenderam a fazer uma horta orgânica urbana com uso de garrafas pet. A atividade aconteceu no espaço de Educação Ambiental da Biblioteca Municipal.

“Este é um projeto muito interessante em que falamos sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, afirmou a professora responsável pela IEC (Informação, Educação e Comunicação), Meria Aparecida Soares Brito de Jesus. “Abordamos com os alunos o chamado ‘3R: reduzir, reutilizar e reaproveitar’ e eles puderam ver na prática como é possível a aplicação deste conceito”, continuou.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Alunos do Ensino Fundamental aprenderam a fazer horta orgânica em Nova Odessa

Durante o projeto, os alunos aprenderam a fazer uma horta em garrafa pet. “Eles participaram de todo processo, desde a preparação do recipiente até o plantio das mudas de alface”, disse.

Segundo Meria, os alunos também receberam orientação sobre o descarte correto dos materiais e o tempo que alguns objetos levam para decompor na natureza. “Trabalhamos com garrafas pet nesta iniciativa. Durante o projeto, falamos aos alunos que o plástico, por exemplo, demora mais de 100 anos para se decompor e ressaltamos a importância do descarte adequado dos materiais”, disse.

Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela destacou que este projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e que, em breve, alunos de outras escolas da rede pública de ensino participarão da iniciativa.

“Esta é mais uma das inúmeras ações que temos de educação ambiental. Com esta iniciativa não apenas incentivamos a reciclagem, como também o consumo de alimentos mais saudáveis. É um projeto de estímulo a produção sustentável de alimentos”, comentou.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter