Hortolândia instala câmeras com nova tecnologia

Além das quatro câmeras, com tecnologia mais avançada, o município conta com mais 50 câmeras do tipo OCR, que fazem registros fotográficos


A Prefeitura de Hortolândia investiu em nova tecnologia para garantir mais segurança para o município. Já estão em operação quatro câmeras de videomonitoramento, do tipo 360°, que funcionam 24 horas por dia, em locais estratégicos da cidade.

Além das quatro câmeras, com tecnologia mais avançada, o município conta com mais 50 câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, tradução da sigla em inglês), que fazem registros fotográficos das placas dos veículos que entram e saem do município, localizadas em 22 pontos. A meta do prefeito Angelo Perugini é que a cidade tenha pelos menos 100 câmeras de videomonitoramento para garantir a segurança da população.

Foto: Reginaldo Prado / Prefeitura de Hortolândia
Novas câmeras de Hortolândia têm movimento de 360º

O secretário de Segurança, Luís Leite de Camargo, explica que as novas câmeras filmam em tempo real, com movimento de 360º graus e funcionam 24 horas. Já as câmeras OCR são fixas, não têm zoom e fazem fotos.

“Elas têm zoom de até um quilômetro e alta resolução de imagem. Essa tecnologia auxilia a Guarda Municipal no trabalho de prevenção e elucidação de crimes. Se as câmeras registrarem uma pessoa em atitude suspeita, podemos acionar a viatura que estiver mais próxima”, destaca o secretário.

As novas câmeras também auxiliam no registro de infrações de trânsito e para agilizar pedido de socorro médico em caso de acidentes nas vias públicas. “Por meio delas, é possível registrar pessoas que estejam falando ao celular enquanto dirigem. Essas câmeras também são úteis para agilizar o acionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em casos de acidentes de trânsito”, explica o secretário.

Central

A prefeitura também investiu na criação de uma nova central de videomonitoramento. O novo espaço está localizado na sede da Guarda Municipal. O investimento incluiu a construção de uma sala climatizada e a instalação de piso elevado, que permite a colocação da rede subterrânea de fibra óptica.

De acordo com o secretário de segurança, a Prefeitura trabalha para ampliar o sistema de videomonitoramento em Hortolândia.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter