Vizinhos cercam entulho para evitar novos despejos em área

Moradores da Avenida José Cordenonsi, no Jardim América 2, em Americana, decidiram construir uma cerca ao redor de uma área tomada por lixo e entulho


Os moradores da Avenida José Cordenonsi, no Jardim América 2, em Americana, decidiram construir uma cerca ao redor de uma área tomada por lixo e entulho. A iniciativa foi tomada com o objetivo de impedir novos despejos no local, que há dois anos sofre com a situação.

Eles reclamam, contudo, que a prefeitura não recolhe o material, mesmo após pedidos frequentes. Por conta da pilha de lixo, que tem cerca de três metros, animais peçonhentos aparecem com frequência na vizinhança.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Morador Enéias Neves diz que local foi cercado para evitar acúmulo de material

Há cerca de um ano, a municipalidade juntou os materiais e os moradores achavam que o lixo seria recolhido. Contudo, a única mudança foi mais entulho depositado.

Para desestimular o descarte irregular no local, um grupo de famílias se organizou para construir uma cerca ao redor do material. Juntando arame e pedaços de madeira que encontraram, os vizinhos “fecharam” a área, à espera que o poder público recolha a sujeira. O cercado já completou um mês, mas nenhum caminhão apareceu.

“Amontoaram o lixo, mas ninguém levou embora. Para evitar arrumar confusão com o pessoal, ficar chamando a atenção, a gente construiu a cerca, pelo menos eles pararam de jogar. Mas se não tirar o lixo não adianta nada”, contou o frentista Enéias Francisco Neves, que é vizinho do entulho e com frequência encontra escorpiões em sua residência.

Questionada sobre quando vai tomar providências, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Americana informou apenas que “uma equipe irá até o local mencionado para verificar a situação e tomar as providências, como o recolhimento dos materiais”.

Revista L – BC.1
Liberal Motors – BC