Vigilância Sanitária de Americana orienta sobre falsos fiscais

Órgão recebeu queixas sobre dois homens que pedem para fiscalizar estabelecimentos e depois tentam extorquir proprietários


A Vigilância Sanitária de Americana emitiu nota oficial nesta quarta-feira (30) alertando proprietários de estabelecimentos de saúde sobre dois homens que estão se passando por fiscais do órgão. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os falsos funcionários públicos chegam aos locais em uma moto, pedem para fiscalizar os estabelecimentos e depois tentam extorquir os proprietários para que não emitam supostas multas. Duas clínicas acionaram o setor para reclamar da ocorrência.

“A Unidade de Vigilância em Saúde (UVISA) esclarece que seus colaboradores se apresentam nos estabelecimentos, sempre portando crachá com foto e utilizando veículo oficial da prefeitura. Se houver alguma irregularidade no momento da inspeção, o fiscal emitirá um auto de infração, no qual será descrito detalhadamente tudo o que estiver em desacordo com a legislação sanitária vigente. No caso, a multa somente será aplicada se o proprietário não apresentar defesa dentro do prazo estipulado ou se a mesma for julgada improcedente. Os valores correspondentes à infração serão recolhidos mediante guia específica e jamais cobrados diretamente das pessoas”, traz a nota.

A Secretaria de Saúde pede aos proprietários de qualquer estabelecimento que, na dúvida sobre alguma visita com finalidade de fiscalização, entrem em contato com a vigilância sanitária pelo telefone 3475-3590, para certificar-se da veracidade do procedimento e a autenticidade da identificação. Em caso de abordagem por pessoas que não estejam devidamente identificadas, a orientação é para que os proprietários acionem a polícia militar, pelo telefone 190 ou a GAMA, pelo telefone 153.