Trânsito muda na Dom Pedro, São Jerônimo e Viaduto Amadeu Elias

As mudanças no trânsito de Americana, segundo estudo, darão tranquilidade no tráfego pelos próximos 10 anos; entenda o que muda


A Prefeitura de Americana divulgou nesta sexta-feira três grandes alterações que serão feitas em março no trânsito do município visando a melhora no tráfego. Entre as principais medidas, estudadas e definidas pela empresa Tranzum, especializada em engenharia de tráfego, estão a mão única no Viaduto Amadeu Elias, sobre a linha férrea, e no início da Avenida São Jerônimo, em frente ao shopping Welcome Center, além da inversão no sentido da Rua Dom Pedro II, que agora será via de saída do município, em direção à Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) e Nova Odessa.

Desde novembro do ano passado, a Tranzum, contratada pela prefeitura por meio de contrapartida de empreendimentos, espalha pela cidade unidades móveis de contagem de veículos, que monitoram o volume de tráfego, gerando dados que servem de base para os estudos de melhorias. Os três pontos iniciais que sofrerão alterações têm relação entre si, e fazem parte de mudanças necessárias para o Corredor Metropolitano.

De acordo com o diretor técnico da empresa, Alexandre Zum, as análises dos equipamentos revelaram tráfego próximo do limite no Viaduto Centenário, com cerca de 1,1 mil veículos por hora no horário de pico. O limite seria de 1,2 mil. Na Rua Dom Pedro II, são cerca de 750 veículos por hora. Com os dados, foram definidas as mudanças.

Foto: Editoria de arte / O Liberal
Mudança na Rua Dom Pedro II

A Rua Dom Pedro II terá sentido invertido, e será via de saída da cidade. A entrada continuará sendo pela Rua Cabo Oswaldo de Morais, até a Avenida Abdo Najar. Dali, os motoristas seguem pela avenida até a Rua Ari Meireles que terá sentido alterado em direção ao Centro. Os caminhões que entrarem na cidade serão desviados à Rua Anhangüera, que também mudará de direção.

Foto: Editoria de arte / O Liberal
Mudança no Viaduto Amadeu Elias

Essa mudança terá reflexos também no Viaduto Amadeu Elias, que funcionará em sentido único do Centro em direção à Gama (Guarda Municipal de Americana). Isso deve desafogar a fila que se forma na ligação da Avenida Brasil com a Rua Rio Branco, que também terá sentido único, em ligação ao viaduto. Quem vier do bairro sentido Centro, precisará usar a ponte na Avenida Bandeirantes, e chegar até o Viaduto Centenário.

Foto: Editoria de arte / O Liberal
Mudança na Avenida São Jerônimo

A outra alteração será nas proximidades do Welcome Center. O Viaduto Centenário continuará com dois sentidos, mas o acesso a ele sentido bairro terá que ser feito pelas ruas Sete de Setembro e Nove de Julho. Dessa forma, o início da Avenida São Jerônimo terá sentido único em frente ao centro de compras. O retorno será feito pela Avenida Rafael Vitta.

As mudanças, segundo o diretor da empresa, darão tranquilidade no tráfego pelos próximos 10 anos. A unificação da direção do Viaduto Amadeu Elias, por exemplo, segundo Zum, trará melhoria de 150% no tráfego. Nas alterações, está inclusa a instalação de semáforos para facilitar a travessia de pedestres.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!