Técnicos dos Comitês irão identificar as causas da poluição

Além de identificar as causas da poluição na Represa de Salto Grande, os técnicos irão sugerir procedimentos para acabar com os poluentes


Foto: Arquivo - O Liberal
Despoluição da represa depende de esforços das autoridades dos municípios da região

A cidade de Americana ganhou nesta sexta-feira um apoio importante para a despoluição da Represa Santo Grande. O projeto para o tratamento dos efluentes à montante da represa deve sair das pranchetas dos Comitês PCJ, formado por representantes dos municípios que integram as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os comitês, no caso, irão disponibilizar seus próprios técnicos para identificar as causas da poluição e sugerir procedimentos para acabar com os poluentes.

O acordo foi traçado nesta sexta-feira no gabinete de Barjas Negri (PSDB), prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ. Ele recebeu uma comissão formada por lideranças políticas americanenses: o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB); o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias; e os vereadores que integram a comissão especial formada na Câmara, para o debate da despoluição do reservatório.

O secretário Odair deixou o encontro otimista. “O Barjas Negri foi muito receptivo e já nos próximos dias deve nos apresentar só engenheiros que vão se se dedicar ao projeto”, afirma. “Os Comitês PCJ colocaram a nossa disposição a expertise que eles têm no assunto. Conhecem as causas da poluição, sabem como devem atuar”, afirmou.

A reunião desta sexta foi, segundo Odair, um desdobramento dos encontros realizados em Brasília, no início de junho. A própria ANA (Agência Nacional das Águas) sugeriu a aproximação da comitiva americanense aos comitês. “Conseguimos o envolvimento de órgãos regionais para a solução do problema”, disse.

O engajamento nos debates sobre a despoluição da represa envolve vereadores de diversas legendas, como Gualter Amado (PRB), Pedro Peol (PV), Welington Rezende (PRP) e Rafael Macris (PSDB), que integram a Comissão Especial da Câmara.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter