Reintegração de posse do acampamento Roseli Nunes vira prioridade

Oficiais de Justiça devem cumprir até o final desta semana a ordem de reintegração de posse do espaço, às margens da Estrada Ivo Macris


Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Famílias começaram a ocupar novo espaço na margem da Estrada Ivo Macris

Membros do acampamento Roseli Nunes – que ocuparam no início do mês uma nova área no Pós-Represa, às margens da Estrada Ivo Macris, em Americana – participaram de uma reunião nesta quarta-feira a convite da PM (Polícia Militar), juntamente com representantes da Usina Ester, que alega ser dona da área, e oficiais de Justiça, que devem cumprir até o final desta semana a ordem de reintegração de posse expedida pela 1ª Vara Cível. Em fevereiro, a PM apoiou a reintegração de uma área próxima ao local, também após pedido da empresa na Justiça.

Diante da ocupação do novo espaço, na margem oposta à da primeira, os advogados da empresa entraram com uma petição no mesmo processo que teve decisão liminar pela reintegração de posse da primeira área, alegando descumprimento da primeira ordem judicial. A Usina Ester diz que a área ocupada, mesmo do outro lado da estrada, é parte da Fazenda Salto Grande, que seria da empresa. Já o grupo alega que possui documentação que prova que o terreno em questão se trata do Sítio Jacutinga, e que pertence à Prefeitura de Americana.

Os acampados tentaram reverter a decisão liminar da juíza Fabiana Calil Canfour, apresentando documentações e alegando que já solicitaram o georreferenciamento do espaço. Mesmo assim, a juíza manteve a decisão e oficiou a PM.

De acordo com o chefe da Seção de Planejamento e Operações da PM, Anderson Teixeira, foi realizada a reunião nesta quarta para acertar os detalhes do cumprimento da ordem. Ele relatou que participaram do encontro representantes de todas as partes envolvidas, e que, em princípio, todos de manifestaram dispostos a colaborar. A data da reintegração será definida pela Justiça, mas deve ocorrer nos próximos dias, segundo ele.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!