Projeto garante castração a animais abandonados

Van personalizada do empresário atende em Americana


O sonho de acabar ou reduzir o sofrimento animal vem se tornando realidade, ao menos em Americana. Isso porque o empresário da cidade Gilberto Bento, de 48 anos, têm investido fortemente em um projeto de castração gratuita de animais abandonados.

Desde dezembro de 2016, Gilberto Boby Boby, como é conhecido, dedicou-se ao projeto de castrações aos animais de rua. Na época, ele se uniu-se com amigos para fazer com que a ideia saísse do papel.

Atualmente, a equipe é formada por 12 pessoas, entre parceiros e veterinários, que doam tempo, recursos e serviços especializados. Além da equipe, o empresário montou uma estrutura para recolher os animais e leva-los ao procedimento cirúrgico.

Gilberto Boby Boby passa alguns dias em frente ao Jardim Botânico para buscar os animais em situação de rua. Os atendimentos são realizados de acordo com a demanda de cada região. Exemplo prático relatado pelo empresário foi a castração dos animais dos moradores de rua. Ele percorria os pontos onde era solicitado e os veterinários faziam a castração.

“Eu não tenho um tempo específico para estar no local, depende da demanda, quando a gente zera as castrações, mudamos para outro foco”, explica Boby. “Eu conversei com muitos protetores, eles me indicam o local, ou então as pessoas me procuravam.”

Foto: Divulgação
Gilberto Bento iniciou o projeto em 2016

Ele conta que praticamente todos os animais que acompanham os moradores de rua em Americana estão castrados. “Praticamente zerou todos os pedidos de castração, e agora estou no botânico, porque muitas pessoas disseram que seria um local adequado para dar atendimento a esses animais”.

Atualmente existem projetos na cidade para proteção animal como a colocação de suportes para alimentação de animais, também existem casas para abrigos de animais de rua. Algumas ONGs (Organização Não Governamental) realizam periodicamente algumas castrações gratuitas, porém, uma ação constante, como essa que é realizada pelo projeto de Gilberto Boby Boby traz uma nova página para a solução a médio e longo prazo de animais nas ruas, já que depois de castrados, esses animais de não proliferarão nas vias.

Como tudo começou

Gilberto Boby Boby um dia sonhou ser veterinário, mas hoje, como empresário sabe que tem mais condições de ajudar a causa animal. Antes de ter a van e a equipe que o apoia nas castrações, ele fazia vídeos de conscientização sobre sofrimento animal. Segundo relato, há 20 anos, ele viajou para Jales e notou que muitos animais eram atropelados nessa região, então decidiu fazer algo que pudesse conscientizar as pessoas, então surgiu a ideia de se unir aos amigos, que assim como ele, queriam trazer uma melhora na vida dos bichanos.

“Um dia eu conversando com um amigo, contei a ele que eu tinha vontade de fazer algo para mudar essas atrocidades com os animais, e ele me questionou o porquê eu não fazia, já que muita gente me conhecia e sabia da minha ligação com os animais, e foi então que tirei o projeto do papel.”

Além da van para castrações, o empresário disponibilizou seus vídeos de conscientização de bem-estar animal para escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter