Jardim Botânico tem campanha de prevenção contra o diabetes

A campanha é promovida em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro; ação será das 9h às 12h


Neste sábado (11) a ADAM (Associação dos Diabéticos de Americana) realiza uma campanha de prevenção e detecção de diabetes no Jardim Botânico Municipal. A ação vai ocorrer das 9h às 12h e contará com a equipe multidisciplinar da associação e voluntários. A campanha é promovida em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro.

Durante a campanha serão disponibilizados 500 testes de glicemia, aferição de pressão arterial, além de avaliação de “pé diabético”. De acordo com a assistente social da entidade, Josane Bosso da Costa, as pessoas que apresentarem exames alterados receberão orientação de uma nutricionista e serão convidadas a participarem das atividades oferecidas pelo grupo de apoio da instituição.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana
A ação vai ocorrer das 9h às 12h e contará com a equipe multidisciplinar da associação e voluntários

O grupo de apoio atua com palestras todas as quintas-feiras, das 13h30 às 15h e das 19h30 às 21h, mas há também atendimentos individuais, feitos por agendamento durante todos os dias da semana. Aproximadamente 150 associados frequentam assiduamente o local. Além das palestras, a entidade também fornece alguns insumos, como insulina, seringas e fitas para realização de exame, sempre que recebe doações de empresas, do poder público, de grupos e instituições diversas. “Quando recebemos alguma doação nós repassamos aos associados, também temos um brechó de roupas, calçados e brinquedos, para angariar fundos e reverter em benefício deles”, explicou Josane.

Conforme avaliação feita pela ADAM, estima-se que 23 mil pessoas sejam portadoras de diabetes em Americana, cálculo feito com base em 10% da população existente no município. Desse total, metade não sabe que tem a doença por desconhecer os sintomas, sendo que do grupo restante nem todos seguem o tratamento a rigor, tendo como principal fator a resistência quanto às mudanças de hábitos.

O endereço da associação é Rua Albânia, nº 193, na Vila Santa Maria e o telefone é 3407-3043. A entidade não cobra nenhuma taxa de adesão ou mensalidades ao acompanhamento feito pelos profissionais do local e voluntariado.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!