Jardim Botânico comemora uma década com programação no sábado

Prefeitura oferecerá teste de glicemia, aferição da pressão arterial e cálculo do IMC aos visitantes; evento também tem programação cultural


Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana / Divulgação
Projeto também prevê revitalização do espaço e obras vêm sendo feitas

O Jardim Botânico “Carrol Meneghel” – uma das áreas públicas de lazer mais frequentadas de Americana – completa dez anos nesta sexta-feira, e uma programação especial vai celebrar a data. No sábado, às 7h, exames gratuitos de saúde serão oferecidos a quem estiver passeando por lá. Na mesma manhã, o público vai se divertir com eventos culturais.

Equipes da Saúde farão teste de glicemia, aferição da pressão arterial, e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) de cada cidadão interessado. Os especialistas vão falar sobre os benefícios da atividade física, e darão dicas sobre os cuidados que devem ser tomados por quem faz exercícios.

A parte cultural do programa começa às 11h, com a apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Americana. Além disso, o Botânico deve atrair muita gente para a feira de artesanato.
O Jardim Botânico, área verde com 90 mil metros quadrados, recebe, todos os dias, 1,3 mil visitantes: são mais de 700 árvores, de 300 espécies diferentes, cultivadas por toda a gleba. A prefeitura tem uma série de intervenções programadas para revitalizar o espaço.

Parte das obras já foi executada neste mês. O trabalho de desassoreamento retirou cem caminhões de lama do lago. Também foram reformados equipamentos do parque infantil. Agora as margens serão todas gramadas e vão ganhar um gradil de proteção.

O projeto também prevê sarjetas pintadas, capinação e limpeza agilizadas, e a instalação de um sementário, que vai colaborar com a arborização da cidade. “É muito gratificante investir no Botânico. A gente só ouve elogios de quem faz caminhada por lá”, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

A área verde permanece aberta todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 6 às 21 horas, e está localizada na Rua Abrahim Abraham, número 400.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter